O belíssimo Palau Nacional foi construído para a Exposição Mundial de 1929 e restaurado em 2005.
Ele abriga o Museu Nacional D’Art de Catalunya e fica no alto de Montjuïc.
O palácio neobarroco abriga arte catalã da Idade Média até a metade do século XX.
O imponente prédio fica no topo e o acesso da parte baixa da bela Plaza Espanya até o alto se dá por escadas rolantes.
Com belas fontes e colunas dóricas, os jardins são grandiosos, imponentes e belíssimos.
Em frente ao prédio do museu, a paisagem é perfeita para tirar fotos da cidade.
A grande atração do museu é a área românica com pinturas retiradas de igrejas dos Pirineus, que remontam aos séculos 11 e 12.
O acervo medieval do Museu da Catalunya é considerado um dos mais importantes do mundo, com afrescos, entalhes de madeira, frontais vindos de altares de igrejas e retábulos originários de várias igrejas rurais, do início do século XX.
Picasso – Dona amb barret i coll de pell e my Belfor de Henry Toulose- Lautrec
O interior dessas igrejas foi recriado e seus afrescos foram instalados e colorizados, dando uma excepcional exatidão de como elas seriam.
Os afrescos que mais impressionam são os do Àmbit 5. Eles mostram uma imagem recuperada de Cristo, datada de 1123, sentado em um trono com um livro aberto, cercado pelos quatro evangelistas.
Essa imagem foi recuperada da abside da Església de Sant Climent de Taüll, no noroeste da Catalunha. Da mesma época, os afrescos do Àmbit 7 são da Església de Santa Maria de Taüll, retratando a Virgem e o Menino.
No térreo também está a seção de Arte Gótica da Catalunha, com esculturas e pinturas com imagens de santos.
No Museu de Arte estão duas coleções particulares; uma delas com o legado de Cambó, com obras de Rembrandt (Holanda), Zurbarán (Espanha), Ruben (Bélgica) e Gainsborough (Inglaterra) e obras de mestres renascentistas da Escola de Veneza, como Paolo Veronese, Tiziano e Canaletto. Outra coleção pertence a renomada Thyssen-Bornemisza,
A ala de móveis e objetos modernistas para decoração é bem interessante, com móveis dos escultores catalães. A sala dos Desenhos, gravuras e cartazes tem obras do século XVII até à chegada das vanguardas, com presença também de autores internacionais.
A coleção de fotografia apresenta mais de seis mil exemplares. E as mais antigas estão datadas do século XIX, mas podem-se ver obras de diferentes movimentos como o pictorialismo e o fotojornalismo, com destaque para as obras dos fotógrafos do vanguardismo catalão até à guerra Civil Espanhola.
O Museu tem áudio guias em catalão, espanhol, inglês, francês, russo, italiano e japonês.
A Coleção Numismática contempla mais de 134 mil peças, entre moedas e medalhas.
Na parte superior, preste especial atenção ao belo mural de Joan Miró que enfeita o foyer e para a obra de Picasso intitulada “Mulher com chapéu e gola de pele”.
Planeje sua visita:
Endereço: Palau Nacional – Parc de Montjuïc
Estação de metrô: Espanya
Entrada: 12 ¢. Entrada gratuita aos sábados, após 15h, e no primeiro domingo do mês.
Aberto de terça a sábado, das 10h as 18h (de maio a setembro fecha às 20h). Domingo e feriados, das 10h as 15h.
Fechado às segundas.
Zonas de wifi no vestíbulo, salão oval, salas de mostras temporárias, auditórios, livraria, hall do domo, cafeteria e restaurantes.
Aproveite as tardes para apreciar a linda vista que se estende sobre Barcelona do Montjuïc.
Se quiser comprar seu ingresso antecipado com nossos parceiros de venda de ingressos para Europa e outros lugares, acesse a Ticket Bar.