Muitas atrações estão no bairro de Dorsoduro: Punta Dogana, a Basílica Nossa Senhora della Salute, os museus Peggy Guggenheim, Cá Razzonico e Cá Foscari, a maravilhosa Galleria dell’Academia, os campos de San Barnabá e Santa Margherita e a Scuola Grande dei Carmini.
Rio de San Trovaso |
O Museu Peggy Guggenheim Collection fica no Palazzo Venier dei Leoni.
Em 1949 o edifício foi comprado para servir de residência para a milionária norte-americana Peggy Guggenheim, colecionadora e patrona das artes.
O Ingresso custa 14 euros.
O horário de funcionamento é diário, das 10 às 18hs.
O museu conta com uma loja com diversos objetos com as pinturas do museu: canecas, lápis, brinquedos, camisetas, sacolas, cadernos, sombrinhas e diversos outros objetos interessantes.
O Cá Rezzonico é um palazzo que abriga o museu de Veneza do século 18 e está localizado na beira do Grand Canal. sua salas são decoradas com afrescos, pinturas e objetos de época vindos de diversos palácios. Em 1712 o palácio inacabado foi comprado pela família Razzonico, de Gênova, cuja fortuna foi gasta em grande parte para finalizar o palácio. O poeta Robert Browning comprou o palazzo, em 1888. Algumas salas possuem afrescos de Gian Baptista Tiepolo e de outros artistas.
Alegoria Nupcial de Gian Baptista Tiepolo |
Esse foi nosso roteiro à pé em Dorsoduro. Depois deste ponto voltamos e escolhemos um restaurante para almoçar em frente a Ponte dell’Accademia. Na volta viemos prestando atenção nas diversas lojas do sestiere, no qual abordarei nos post posteriores.