O Museu Nacional do Ar e do Espaço ou National Air and Space Museum é um museu do Instituto Smithsonian, que fica no National Mall, em Washington D.C. e é o mais popular do museus da instituição.

O museu possui a maior coleção de aeronaves e naves espaciais de todo o mundo e é também um centro de pesquisa sobre a história, ciência, tecnologia da aviação e da Terra, geologia e geofísica. Quase todos as espaçonaves e aeronaves em exposição são originais e fizeram história.

Quem vai a Washington D.C. fica meio perdido com a quantidade de ótimos e gratuitos museus para visitar, mas esse é imperdível e você vai querer conhecer.

Criado em 1946, com o nome de Museu Nacional do Ar, a corrida espacial nas décadas de 1950 e 1960 levou à mudança do nome para Museu do Ar e Espaço. Esse é o quinto museu mais visitado do mundo, com cerca de 6,7 milhões de visitantes por ano.

O Museu do Ar e Espaço é considerado uma das mais importantes obras de arquitetura moderna de Washington, muito próximo ao Capitólio dos Estados Unidos, a Smithsonian Institution, queria um edifício arquitetonicamente impressionante, mas que não roubasse a cena do Capitólio.

Para quem gosta do tema o local é uma diversão. No átrio do museu está você já encontra um modelo do foguete à propulsão líquida.

O módulo de comando da primeira missão que colocou um astronauta na lua, a Apollo 11 é uma das atrações mais bacanas do museu.

Um modelo da Viking 1, que foi a primeira sonda a aterrissar com sucesso na superfície de Marte é outra das atrações.

A exposição continua com a cápsula do Gemini IV, que levou o primeiro americano a caminhar no espaço, um míssil pershing americano e um míssil e um SS 20 soviético.

Outro item é a cápsula do Friendship 7 que levou o astronauta a John Glenn a tornar-se o primeiro americano a orbitar a Terra.

A gôndola do Breitling Orbiter 3 foi o primeiro balão a circunvagar a Terra sem escalas é outra atração, além da exposição de uma das poucas amostra de rocha lunar acessível ao público.

Suspensos no teto estão um o X-15, um avião-foguete utilizado para pesquisa de voos supersônicos.

Outra atração é a réplica do Pioneer 10, a primeira sonda espacial lançada no sistema solar, e o primeiro satélite artificial a se aproximar de Júpiter.

O Spirit of St. Louis, avião em que Charles Lindbergh fez a primeira travessia em voo solo, sem escalas sobre o Oceano Atlântico é uma das atrações que atraem a curiosidade do público.
O Space Ship One foi o primeiro veículo do mundo construído e pilotado privadamente que conseguiu a chegar ao espaço. Possui um lugar de destaque no museu.

A Voyager é outro veículo que fez a primeira circunavegação da Terra sem escalas e sem reabastecimento em voo.


A exposição continua com o Bell X-1, que fez o primeiro voo supersônico nivelado e um modelo do Mariner 2, a primeira sonda a voar com sucesso pelo planeta Vênus também estão expostos.

O Bell XP-59 Airacomet foi o primeiro avião a jato americano.

Outro item interessante é o Wright Flyer, o avião original que fez o primeiro voo controlado e que foi desenvolvido em 1903.

A USS Enterprise modelo original da nave estelar USS Enterprise usado na filmagem da série de televisão de ficção científica Star Trek.

O avião V-2 alemão foi primeiro foguete construído a partir de componentes capturados pelos Aliados.

A câmera de televisão Survivor 3 filmou o homem pisando na lua e foi trazida de volta pela Apollo 12.

Uma cópia do Skylab, a primeira estação espacial americana mostra como seria viver no espaço.

Um modelo de uma das sondas do Programa Voyager, que explorou todos os gigantes de gás do sistema solar na década de 1980, chama atenção das crianças.

Modelos completos da nave espacial Apolo e módulo de comando e serviço e o módulo de acoplagem da Apollo-Soyuz, estão conectados com os artigos reais quando estavam em órbita.

Além de todas essas atrações o museu ainda conta com um planetário, um teatro IMAX, um observatório e dois simuladores.

O Museu do Ar e Espaço possui 50 mil artefatos e a museu possui dois simuladores de voos interativos, para quem quer sentir o gostinho de ser um astronauta.

Para os amantes dos assuntos do ar e espaço dá para passar o dia todo no museu tranquilamente conferindo as exposições e aprendendo mais sobre o assunto.

Quem tem crianças e adolescentes, com certeza é um museu que eles curtirão muito.
O museu possui exposições com apreciação dos planetas, roupas de astronautas, trajes militares da Força Aérea Americana, macacões e muito mais.

Tours diários são oferecidos duas vezes por dia e realizados por professores voluntários.

Mísseis americanos como o poderoso Tamarawk também estão expostos.
Não deixe de visitar a loja do museu com ótimos presentes e lembranças como o bichinho de pelúcia que é um macaco em roupa de astronauta e o boneco de Albert Einstein que mexe a cabeça, dois dos produtos mais conhecidos.

Ambos bonecos apareceram no filme Uma Noite no Museu II.

O National Air and Space Museum abre todos os dias, das 10h às 17h30, com entrada gratuita.
Endereço: 600, Independence Ave SW, National Mall, Washington, DC
