Um dos bairros mais agradáveis de Bruxelas é o Sablon ou Grote Zavel, dentro no chamado Pentágono, na divisa do que seria a Cidade Alta com a Cidade Baixa. O Sablon ou Grote Zavel fica perto do bairro Mont des Arts, próximo às primeiras muralhas da cidade de Bruxelas. As palavras sablon e zavel significam “areia fina” pois o bairro era um pântano.
A parte chamada Grand Sablon é um charmoso bairro com moradores e pequenas e elegantes lojas, excelente para caminhar. Lojas de antiguidades , hotéis, restaurantes, boutiques, docerias, casa de leilões, chocolatiers belgas, como a Neuhaus , Whitammer, Pierre Marcolini e Godiva.
Nos fins de semana o Grand Sablon recebe um mercado de antiguidades. O parque da Place du Petit Sablon possui 48 estátuas de guildas medievais enfeitando seus jardins.
Entre as praças Grand Sablon e Petit Sablon está a bela Église Notre-Dama Du Sablon, uma igreja do século XV pertencente a Guilda dos Arqueiros, de estilo gótico brabantino e com belos vitrais.
Em 1304, um hospital vendeu a terra para a guilda dos besteiros e foi construída uma pequena capela, que se tornou famosa a passou a atrair peregrinos a partir de 1348, quando uma estátua de Nossa Senhora, roubada na Antuérpia, foi colocada na igreja.
A Guilda dos Arqueiros iniciou a procissão anual, chamada Ommegang , na qual a estátua milagrosa era levada para o centro de Bruxelas.
O bairro é até hoje, o ponto de partida para a procissão da Ommegang, onde duas mil pessoas costumam sair vestidas de nobres renascentistas, soldados da cavalaria, membros de guildas, uma tradição que data de 1549 e vai até a Grand Place.
Um ótimo programa para quem quer imaginar a Bruxelas gótica, é a festa na primeira terça-feira e quinta-feira de julho. O Ommegang de Bruxelas tornou-se um importante evento religioso e civil no calendário da cidade.