A famosa Piazza do Campo dei Fiori é um lugar de grande agito em Roma. O mercado que ali é montado diariamente, fica cheio de barracas que vendem desde massa, temperos, flores e frutas, até malas, encharpes e todo tipo de quinquilharia.
Ao redor da piazza proliferam-se vinerias, tratorias, ristorantes, cafeterias e lojas diversas.
A praça também foi palco de atrocidades durante a Idade Média. Ali foi julgado e queimado pela Inquisição, o cientista Giordano Bruno, em 1600. O local também é ponto de encontro entre de intelectuais e pensadores vanguardistas.
Eu adoro mercados públicos. Acho que são nesses lugares que se conhece as pessoas que moram nas cidades. Talvez porque na esquina da minha casa, em São Paulo, uma grande feira de sábado enche o bairro de alegria. Uma visita ao mercado público é essencial em qualquer cidade. Falar com os feirantes, nem que seja com gestos e mímicas. Provar os queijos, salames, prociuttos, temperos e muitas guloseimas.
Apurar seu paladar e seu olfato. Aqui, comprei temperos e diversos potinhos de truffas biachi i neri,e despachei na bagagem.Aproveite a verdadeira Itália, visitando o Campo dei Fiori numa manhã, o melhor período.