O maravilhoso Duomo de Florença, denominada Catedral Santa Maria del Fiore foi projetada em 1296 e concluída em 1436, par suceder a antiga igreja de Santa Reparata, que se localiza abaixo da catedral e pode ser visitada.
Nossa Senhora da Flor é uma homenagem a origem romana da cidade Florentia. A cúpula laranja, em formato octagonal, foi construída pelo arquiteto Brunelleschi e seu interior foi pintada por Giorgio Vasari.
Sua fachada neogótica foi acrescida em 1871, para lembrar o estilo do impressionante Campanário de Giotto, projetado pelo artista em 1334 e concluído em 1359. Giotto já havia falecido. A fachada original foi destruída no século 16.
Considerada uma verdadeira joia do Renascimento, Santa Maria del Fiore é um complexo com várias construções. Além da catedral, do campanário há também o Batistério do século 6, que já foi a principal igreja de Florença, sendo depois substituída por Santa Reparata e pelo Duomo. O Batistério se encontra em frente à catedral.
No Batistério estão as denominadas Portas do Paraíso, assim apelidadas por Michelangelo devido a beleza dos dez painéis com temas bíblicos esculpidas por Ghiberti.
É necessário retirar o ingresso nas bilheterias do complexo (letra R no mapa abaixo), mediante a apresentação do seu Firenze Card. Para saber sobre o Firenze Card, clique aqui. As visitas guiadas custam 30 euros.
Para saber mais sobre o Duomo de Florença. clique aqui. Reserve de 3 a 4horas para ver tudo. Se você for subir até o alto do Campanário, vá sem pressa.