Como já falei nos posts anteriores, Volterra data o século 9 a.C. e foi construída pelos etruscos. Objeto do desejo, acabou dominada pelos romanos.
Mas a cidade tornou-se conhecida mesmo seis anos atrás, quando foi filmado na cidade, a saga juvenil vampiresca: Crepúsculo. Aliás, as passagens da cidade são perfeitas para os sugadores de sangue perseguirem suas presas.
Para falar a verdade, nem vi o filme. Adoro filmes de vampiro, mas prefiro os bons e velhos filmes vampirescos de Christopher Lee e o Drácula, de Francis Ford Copolla.
Suas características medievais muito bem conservadas, fizeram a lenda urbana de vampiros crescer muito.
A cidade tem todo um clima que gótico mesmo.Mas os moradores tradicionais repudiam a fama instantânea que a cidade ganhou, com a estréia do enlatado hollywoodiano.
A cidade, de repente, se viu invadida por turmas de adolescentes que ali excursionam atrás das históricas pitorescas. O Museu da Tortura complementa o clima da gótico da cidade, com os modelos de tortura que a Idade Média e a Inquisição promoveram.
Mas apesar da lenda urbana, Volterra é belíssima e vale o esforço para se chegar até lá, já que não existem trens para a cidade. Bem, mas como chegar até lá? O conforto manda alugar um automóvel em Florença ou Siena. Ou procurar uma agência para o passeio de um dia. Chequei na Viator e um dia de passeio em San Gimignano e Volterra está custando a bagatela de US$ 755,00. Um verdadeiro absurdo. Melhor mesmo é locar um carro.
Se esses maneiras mais confortáveis não forem do seu gosto ou do seu bolso, sugerimos outra alternativa:
– Em Florença tome um ônibus na cidade que passe por Col di Val D’Elsa até chegar em Volterra.
– Em Florença pegue o trem na estação de Santa Maria Novella até Pontedera e um ônibus até Volterra.
– Em Siena, tome o ônibus que passa por Col Val di Elsa até chegar em Volterra.
– De Pisa, tome o trem em Pisa, desembarque em Pontedera e tome um ônibus até Volterra.
– De San Gimignano vá de ônibus da cidade até Pontedera. Depois pegue outro ônibus para o trecho até Volterra.
Quem disse que seria fácil? Mas se a cidade sobreviveu 2.500 anos, aproveite o seu dia nessa para conhecer a bela Volterra, mais famosa pela lenda dos vampiros que habitariam a cidade.Veja abaixou ma das cenas em Volterra, onde Bele salva Edward (mas que na verdade foram filmadas em Montepulciano).