A promenade de Antuérpia fica na beira do rio Scheldt, que desagua no Mar do Norte e possui o segundo maior porto da Europa, atrás somente do de Roterdã.
Ali está localizado o Het Steen ou Castelo Steen, conhecido como A Pedra, que foi o ponto de entrada para a cidade, construído no século 11. A fortificação já serviu como prisão, residência e depósito da cidade.
O Steen é o prédio mais velho da Antuérpia, um castelo de pedra e o único prédio a ter escapado a demolição durante a construção das docas no rio Scheldt, no século XIX.
O Steen foi alterado várias vezes, tendo servido como prisão e também como museu.
O prédio abriga hoje em dia o Museu Nacional Marítimo e de lá se pode ter uma bela vista do rio Scheldt e do Porto da Antuérpia na distância.
A estátua na frente do Steen é de um gigante que, segundo a lenda, cobrava pedágio aos que desejassem entrar na cidade.
Sendo assim, quem não pagasse tinha a mão cortada e arremessada no rio Scheldt (ou Escalda)
Posteriormente, o gigante foi derrotado por um herói local e teve a própria mão jogada no rio. Além disso, uma das curiosidades sobre a Bélgica é de onde vem o nome desta cidade: Antuérpia, numa mistura de holandês com inglês arcaico significa arremessar a mão.
Em frente fica Museu Vleeshuis que é uma antiga casa de guilda monumental localizada na Vleeshouwerstraat entre a Drie Hespenstraat e a Repenstraat. O edifício data do início do século XVI. Desde 1913 é um museu de antiguidades de Antuérpia, dedicado desde 2006 aos 800 anos de vida musical em Antuérpia e nos Países Baixos .
Por volta de 1500, no início da Era de Ouro de Antuérpia , o edifício tornou-se muito pequeno e, devido ao abandono, também caiu em desuso. A guilda dos açougueiros decidiu construir um novo Salão dos Açougueiros um pouco mais ao norte, perto do Veemarkt.
O Museu Vleeshuis mostra a evolução da vida musical da Antuérpia. Para acessar o site do museu clique aqui.
A região é muito bonita e caminhar na beira do rio é muito agradável.
Uma grande roda-gigante fica localizada na promenade, a Steenplein.
O Museu Aan de Stroom (Museu do Rio) fica situado no moderno bairro de Eilandje, na zona portuária mais antiga de Antuérpia. O museu é composto por dez andares e a sua coleção é gigantesca, com mais de 500 mil peças que vão desde as obras de arte até aos diversos utensílios do quotidiano, passando por histórias e relatos dos quatro cantos do mundo.
O Aan de Stroom não é só um museu mas também um lugar para curtir uma refeição no café ou no restaurante gourmet no último andar. No topo deste edifício, ainda é possível usufruir de uma das vistas mais incríveis sobre a cidade de Antuérpia. O preço de entrada no museu é de 10€ para visitar a exposição permanente ou de 12€ se quiser visitar a exposição temporária mais a permanente. No site do Museu Aan de Stroom pode consultar todos as informações e promoções em vigor.
O Havenhuis – Porto da Antuérpia é uma parada importante pra contemplar essa mistura de novo com clássico na Antuérpia. A obra é da famosa arquiteta Zaha Hadid e tornou-se um novo cartão postal da cidade. Aqui funcionam os escritórios do segundo maior porto da Europa.