O centro antigo de Nuremberg, cidade da região da Francônia, estado da Baviera, no sul da Alemanha é belíssimo e com muitas coisas para se ver.
Ao sair da estação central, a Hauptbahnhof, já nos deparamos com o Frauentor (Portão das Mulheres) e o Königstor (Portão do Rei), duas inúmeras torres medievais de
Certamente, estes belos portões de entrada não passam despercebido aos olhos de nenhum visitante.
Atravessando o Frauentor, que é reservado para pedestres, fazia parte das muralhas da cidade nos séculos XV e XVI.
Chega-se no pátio Handwerkerhof, onde há lindas ruazinhas com casas de enxaimel à vista, onde funcionam cafés e algumas lojinhas.
O Handwerkerhof é uma área murada como um mini vilarejo que retrata em arquitetura e artesanato o estilo de vida de séculos passados.
Ao atravessar o Königstor começa a Königstrasse (Rua do Rei), que leva ao centro antigo e ao centro comercial. É a principal rua da região, já que liga a estação com a parte antiga da cidade. Este é um ponto importante do roteiro para conhecer Nuremberg para aqueles que querem fazer compras.
Ao longo dela se vê várias lojas de departamento, algumas atrações e muitos restaurantes. Esta é uma rua sempre movimentada e cheia de vida.
O Mauthalle é uma grande estrutura que se sobressai na Königsrasse pois é um lindo prédio em estilo gótico, construído entre 1498 1502. Antigamente era o escritório da alfândega mas agora funciona é uma grande loja de departamentos.
A Lorenzer Platz é uma das praças mais movimentadas de Nuremberg e possui monumentos e edifícios que foram reconstruídos após os bombardeios da Segunda Guerra. Na praça encontramos a Tugendbrunnen ou a Fonte das Sete Virtudes, construída em 1589.
A Igreja de São Lourenço ou Sankt Lorenz Kirche é uma igreja luterana medieval muito famosa por sua construção e fachada gótica.
O que mais chama a atenção nessa igreja é o complexo trabalho em alvenaria e a alta torre dupla que pode ser vista do alto do castelo de Nuremberg.
A Igreja de São Lourenço foi construída entre 1270 e 1350, possui 91 metros de altura e durante a Segunda Guerra sofreu imensos estragos – pouco notados hoje em dia, já que a igreja foi totalmente restaurada e reconstruída.
St. Lorenz foi uma das primeiras igrejas em toda a Alemanha a se tornar luterana, em 1525.
A Lorenz Kirche possui lindos vitrais, inclusive uma rosácea.
Seus tabernáculos em madeira são verdadeiras preciosidades, algumas estão suspensas sobre o altar.
As lindas esculturas são outro destaque da St Lorenz Kirche.
A visitação é gratuita e as fotos sem flash são liberadas em todo o interior da igreja.
Seguindo na direção oeste pela Karolinenstraße, um calçadão movimentado, cheio de lojas e fast foods.
A avenida possui belos prédios, fontes e algumas pracinhas.
Ao pé da uma torre fortificada Weisser Turm (Torre Branca), onde fica uma entrada do U-Bahn (metrô), existe uma fonte estranha, com esculturas grotescas que representam seis interpretações do casamento, do amor inicial até as brigas.
A torre está localizada na Ludwigsplatz em frente às antigas igrejas teutônicas de St. Jakob e St. Elisabeth.