Museo Nacional de Bellas Artes |
Bairro de cafés, restaurantes e lojas de grife, a Recoleta também tem um toque bucólico de interior, principalmente nos arredores da encantadora Iglesia de Nuestra Señora de Pillar (1732), que deu origem ao bairro, em 1732, quando ele ainda não era o preferido dos ricos portenhos, mas um bairro afastado de Buenos Aires.
Ali, em seu centro histórico, está localizado o Cemitério da Recoleta, com os seus mausoléus onde descansam presidentes, generais, personalidades da política, escritores, músicos e personagens importantes da sociedade portenha.
Nas proximidades, também há um shopping (o Buenos Aires Design) no qual está localizada uma das filiais argentinas (BA tem duas) do Hard Rock Café (Avenida Pueyrredon, 2.501).
Conhecer o Cementerio de La Recoleta é imprescindível, não só pelas obras de arte, mas para respirar e viver história. Lá estão túmulos de grandes personalidades, de presidentes a generais e outros personagens da política argentina, bem como artistas e escritores.
Feira de artesanato nas proximidades do Centro Cultural da Recoleta |
Ainda na Avenida del Libertador, temos a Faculdade de Direito de Buenos Aires, e a Plaza de las Naciones Unidas, na qual se destaca a Floralis Generica, doada pelo arquiteto Eduardo Catalano.
Avenida del Libertador e a Faculdade de Direito de Buenos Aires, fundada em 1874 |
Descendo um pouco mais, em direção à Avenida del Libertador, se encontra o Museu Nacional de Bellas Artes, inaugurado em 1896, que abriga um acervo surpreendente de obras de Picasso, Renoir, Goya, El Greco, Rodin, Degas e Cézanne.
Plaza de Las Naciones Unidas e sua Floraris Generica, ao fundo |
No centro histórico da Recoleta há uma rua de restaurantes (Calle R. M. Ortiz) que parecem ser feitos de encomenda, com os funcionários em frente oferecendo mesas aos turistas. Os preços não são tão caros quanto nos restaurantes mais chiques do bairro, mas preferimos ignorar.
Monumento em homenagem à França, na praça do mesmo nome |
Una palomba (uma pomba) descansa nas asas do monumento |
Menino brinca em árvore na Plaza Francia |
Monumento na Recoleta, próximo da Avenida del Libertador |