Coliseu Romano, grandioso através dos séculos

O imponente Coliseu é a maior herança da arquitetura da Roma Antiga para os dias atuais.

Sua construção começou em 72 a.C., e durou o governo de três imperadores flavianos para ser concluído: os Imperadores Vespasiano, Tito e Dominiciano.

Anteriormente chamado de Anfiteatro Flávio, desde o século 8 passou a ser denominado Colosseo, quando um monge inglês  se referiu ao monumento dessa maneira.

Uma estátua de bronze gigante chamada Colosso del Nero, bem com seu palácio foram removidos pra a construção do Coliseu, pois o Imperador Vespasiano não queria ser associado com o odiado antecessor.

Usado primeiro como uma arena de combate, o prédio também foi usado como uma fortaleza. Durante o Renascimento, muitos usurpadores retiraram pedras do Coliseu para construir palácios e igrejas, principalmente papas.

A estrutura mede 48 metros de altura e possui três níveis.

Sua fachada possui colunas em estilos dórica, jônica e coríntia. Janelas foram feitas para a entrada da luz solar. Estátuas enfeitavam o Coliseu.

          

O Coliseu é uma das maravilhas do mundo moderno, um colosso que sobreviveu ao tempo, a pilhagem, aos maus cuidados e as intempéries climatológicas.

Endereço: Piazza del Colosseo, Roma – Itália
Metrô: Colosseo
Horários: abre diariamente das 8h30 até uma hora antes do por do sol.