A melhor forma de conhecer Veneza e seus lindos prédios à beira do Gran Canal é pegar um vaporetto e começar desde o início a admirar prédios históricos, igrejas e palazzos construídos ao longo de cinco séculos.
Começando perto da Piazalle Roma destaca-se a igreja de San Simeone Piccolo, uma igreja com um belo domo do século 18, que foi inspirada no Pantheon de Roma.
Chiesa San Simeone Piccolo |
Ferrovia |
O Fondaco dei Turchi foi do século 17 ao 19 um armazém para mercadores turcos. Hoje abriga o Museo di Storia Naturale.
Hoje conhecido como o Casino di Venezia o Palazzo Vendramin Calergi é considerado um dos mais belos palazzos do início do Renascimento na cidade. O compositor alemão Richard Wagner viveu e morreu neste palazzo em 1883.
Canareggio é o sestiere mais residencial de Veneza. Não é raro você ver à beira do Gran Canal cenas que seriam banais se fossem em outro lugar, mas em Veneza adquirem uma magia inexplicável, como fazer sua horta na sacada de um palazzo às margens do canal.
Nem todos prédios históricos estão em bom estado, embora sejam minoria.
A fachada da igreja barroca Stan Stae é adornada com diversas estátuas. A decoração interna da igreja possui afresscos de Giambattista Tiepolo. Vários concertos de música clássica tem como palco esta igreja.
Foi no Palazzo Barbaro que Henry James escreveu Os papéis de Aspem, em 1888.
O Palazzo Dario é feito em mármore de várias cores. Corre uma lenda em Veneza que o palazzo é amaldiçoado.
Palazzo Salviatti
E assim é ao longo de todo Gran Canal. São tantos palazzos e prédios maravilhosos que é impossível lembrar do nome de todos.