Na Janelinha para ver tudo

O grandioso Jardim das Tulerias no coração de Paris

O ponto alto do chique 8º arrodissement é o belíssimo Jardin des Tuileries, na margem direita do Rio Sena e com a Rue de Rivoli e seus prédios neoclássicos no outro lado. Na sua face leste, o grande destaque é o Musée du Louvre e na face oeste seus limites vão até a histórica Place de La Concorde.

Musée du Louvre entre as árvores do inverno em Paris

O imenso jardim foi projetado pelo jardineiro real de Louis XIV, André le Notre e é um dos lugares mais agradáveis de Paris, que possui uma série de ótimos museus ali instalados.

A bela fonte do Jardim das Tulerias

Além do Louvre, outros destaques são o Musée l’Orangerie, próximo a Place de la Concorde, cujo maior tesouro são a série As Ninféia de Claude Monet. Próximo a Rua de Rivoli está o Galerie Nationale du Jeu deu Paume, outrora uma sala de tênis construída por Napoleão III.

Vista para a roda-gigante na Place de La Concorde

Atualmente funciona no local o Centre National de la Photografie. Outro museu que ali se instalou é o Musée de Arts Decoratifs, na Rue de Rivoli, dedicado às artes decorativas.

O jardim e seus belos neoclássicos que margeiam o local

O principal acervo do museu são artes decorativas dos movimentos Art Decó e Art Noveau. Além do Louvre, outros destaques são o Musée l’Orangerie, próximo a Place de la Concorde, cujo maior tesouro são a série As Ninféia de Claude Monet.

As flores aparecem mesmo no inverno nesse jardim

O Jardin des Tuileries fica diferente a cada estação do ano, na primavera fica todo florido, no outono suas folhas ficam amareladas, no inverno fica coberto de neve e no verão suas folhas estão verdinhas. O jardim é sempre um passeio incrível em qualquer época do ano.

Um dos locais mais agradáveis de Paris

Os parisienses adoram sentar nas cadeiras próxima a fonte e ficar tomando um solzinho nos dias mais frios do fim do inverno. Dezenas de esculturas estão espalhadas pela jardim.

Muitas esculturas no jardim

Ler um bom livro, bater um papo ou ficar simplesmente contemplando os patos na fonte durante um bom tempo, faz parte do dia a dia do parisiense. Mas a história do jardim inclui também passagens da Revolução Francesa, onde desfilaram por aqui figuras como Robespierre e Danton.

Vista para o Musée D’Orsay no outro lado do Sena

Em 1794, o caixão do filósofo e escritor francês Jean Jacques Rousseau foi aqui exposto antes de ser enterrado no Panteão da Pátria. Compre um sanduíche e faça um piquenique em uma das cadeiras do parque e veja a vida passar sem pressa no Jardin des Tuileries.

O joie de vivre dos parisienses

Paris também sabe apreciar as coisas simples da vida. Estações de metro: Concorde (linhas 1, 8 e 12), Tuileries (linha 1) e Palais Royal-Louvre (linhas 1 e 7).