Na Janelinha para ver tudo

O incrível acervo da Alte Pinakothek de Munique

Um excelente museu com uma grande coleção de mestres medievais, renascentistas e barrocos é um dos programas que mais me atraem na visita à uma nova cidade que vou conhecer.

A Pinacoteca Antiga de Munique ou Alte Pinakothek possui uma excelente coleção de obras que abrange desde a época medieval até princípios do século XIX. Uma visita a uma das pinacotecas da cidade é um programa imperdível na visita à Munique.

A Pinacoteca Antiga de Munique é a mais importante das pinacotecas alemãs, além de uma das mais destacadas do mundo.

Pinturas do flamengo Antoon van Dick

O maior reduto dos velhos mestres europeus possui trabalhos cerca de 700 pinturas da coleção, entre as quais se destacam as obras dos primitivos mestres alemães e os pintores flamencos, além de pinturas italianas, francesas e espanholas desde os séculos XVI e XVIII.

Uma das lindas salas do Pinacoteca Antiga

A base da coleção atual existente no museu foi estabelecida por Wilhelm IV, duque da Baviera (1493-1550), e por sua esposa Jacobaea, membros da família Wittelsbach, mas foi Ludwing I quem as reuniu em um museu.

O mais importante museu de pinturas da Alemanha

Segundo dados históricos, alguns trabalhos que hoje fazem parte do acervo foram requisitados pelo casal para o Residenz de Munique, residência oficial dos governantes da Baviera.

Pinturas europeias renascentistas e barrocas

O museu, localizado em um imponente edifício de estilo neorrenascentista italiano, tem sua origem no século XVI como uma coleção real, que posteriormente foi se enriquecendo até contar com mais de 8 mil obras na atualidade.

Um museu impressionante

As obras de construção do museu começaram em 1826 e terminaram 10 anos depois.

Para se perder durante horas

O museu foi fechado em 1939 com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, e sua coleção foi removida como uma salvaguarda. O edifício foi severamente danificado durante a guerra e permaneceu fechado até sua restauração ser concluída em 1957.

Reserve ao menos quatro horas para ver todo o museu

Cerca de 700 trabalhos de renomados artistas europeus podem ser apreciados nos corredores da pinacoteca, que abriga obras como Albrecht Dürer, que é considerado o maior pintor alemão, Albrecht Altodofer, Lucas Cranash, Hans Holbein, Jan Bruegel, Rogier van der Weyden, Rembrandt, Peter Paul Ruben, Van Dyck, os italianos Leonarfo Da Vinci, Giotto, Giambatista Tiepolo, Rafael, Sandro Boticelli, Tiziano. Espanhóis como Goya, Velasquez e El Greco também marcam presença.

Os velhos mestres europeus em exposição

Vá preparado, pois a Galeria dos Velhos Mestres é imensa e, para explorá-la por completo, serão necessários ao menos quatro hora. A dica para aqueles que estiverem sem muito tempo disponível é selecionar previamente as obras a serem visitadas, com a ajuda do mapa disponível no balcão de informações.

Exposição de diversos artistas europeus

Guias em áudio também estão disponíveis em diversos idiomas.

Uma coleção impressionante

O museu possui lockers para guardar sua bolsa e mochila, pois é proibido entrar com qualquer volume. Os locker funcion am com uma moeda de 1¢ ou 2¢. A chave só sai da fechadura após introduzir a moeda, que é devolvida no final.

Café Klenze

O museu possui também uma lanchonete cara, a Café Klenze, que não tem muitas opções e loja de souvenires

Preços dos bilhetes

Adultos:       9
Estudantes: 5
Domingos:   1 (preço reduzido)

Se quiser passar o dia no museu, ali ao lado fica a Pinakotheck der Moderne ou Pinacoteca Moderna.

Gramado da Neue Pinakotethek

Nos dias de sol, o gramado em frente é um dos locais onde os estudantes vão conversas, em Munique.

Gramado muito procurado nos dias de sol

Maxvorstadt, bairro dos museus, é um dos mais movimentados e com jovens de Munique pois também é o bairro dos estudantes.

Maxvorstadt, bairro universitário de Munique

Com muitas lojas, bares, cafeterias e restaurantes, esse é um dos bairros mais alegres de Munique. Aproveite para comer mais barato por aqui,

Lugares próximos

Pinacoteca Moderna (165 m)

Pinacoteca Nova (186 m)

Odeonplatz (868 m)

Transporte

Bonde: Pinakotheken, linha 27.
Metrô: Königsplatz ou Theresienstrasse, linha U2; Odeonsplatz ou Universität, linhas U3 e U6.
Ônibus: linhas 100 e 154.