O Metropolitan Museum of Art é conhecido informalmente como The Met, o maior museu de arte dos Estados Unidos e o quarto mais procurado do mundo, com 6,5 milhões de visitantes. O museu foi fundado em 1870, mas somente foi aberto ao público em 20 de fevereiro de 1872.
O museu é gigantesco e abriga um dos maiores e mais importantes acervos artísticos, com uma coleção permanente de mais de 2 milhões de itens, dividido em 17 curadorias, dispostos em 68 mil m² de área em plena 5ª Avenida, no Upper East Side, a região mais sofisticada de Nova York, na lateral do Central Park.
Aprecie já na chegada o belíssimo Great Hall, o grande saguão que é a entrada principal e simplesmente majestosa do Museu Metropolitano de Arte há mais de um século.
Aberto ao público em dezembro de 1902, o jornal Evening Postnew informou que, finalmente, Nova York tinha um “palácio de arte neoclássico“, um dos melhores do mundo e o único edifício público nos últimos anos que se aproxima com dignidade e grandeza. museus do mundo antigo “.
O arquiteto Richard Morris Hunt, que foi um dos diretores fundadores do Metropolitan e o arquiteto mais moderno de seus dias, projetou a fachada clássica da Quinta Avenida das Belas Artes e o Great Hall.
Aqui fica o information desk (balcão de informações), o Ticket Desk (bilheteria), o balcão de áudio guide e o coat check (chapelaria). Peque seu folheto no information desk, disponível em diversas línguas.
As principais áreas do museu são:
The American Wing – a coleção de arte americana vem sendo adquirida desde a formação do museu, adquirindo importantes peças e que possui hoje 20 mil obras de artistas afro-americanos, euro-americanos, nativos americanos e latino-americanos, que vão do período colonial ao início da era moderna.
Arte do Oriente Antigo – a coleção abrange arte antiga do Oriente Próximo com 7 mil obras, que remontam o 8° milênio a.C. e vão ao longo dos séculos, até as conquistas árabes do século VII d.C.
Armas e Armaduras – essa coleção se propõe a coletar, preservar, pesquisar, publicar e exibir exemplos distintos que representam a arte da confecção de armaduras.
Artes da África, Oceania e Américas – são 11 mil obras de arte de vários materiais e tipos, originárias dos povos da África Subsaariana, Ilhas do Pacífico e América do Norte, Central e do Sul.
Arte Asiática – essa coleção é é uma das maiores e mais abrangentes de todo o mundo, com mais de 35 mil objetos que remontam do terceiro milênio a.C. até o século XXI.
Arte Egípcia – são aproximadamente 26 mil objetos de grande importância artística, histórica e cultural, que datam do período paleolítico ao romano (300.000 a.C. – século IV a.C.).
Arte Grega e Romana – são 30 mil obras de arte grega e romana, que abrangem do período neolítico (4500 a.C.) até a época da conversão do imperador romano Constantino ao Cristianismo (312 d.C.)
Arte Islâmica – essa é uma das uma das mais abrangentes coleções do mundo e data do século VII ao XXI. Seus mais de 15 mil objetos refletem a grande diversidade e alcance das tradições culturais da Espanha à Indonésia.
Arte Medieval e Claustros – a coleção de arte medieval e bizantina do MET está entre as mais abrangentes do mundo, desde a arte do Mediterrâneo e da Europa até a queda de Roma ao início do Renascimento.
Arte Moderna e Contemporânea – o Met colecionou obras de artistas vivos desde a sua fundação em 1870. Hoje, seu acervo compreende mais de 12 mil obras de arte em uma ampla gama de mídias, de 1900 até os dias de hoje.
Pinturas Europeias – a mais célebre de suas coleções é a de pinturas europeias, que abrangem mais de 2.500 obras de arte do século XIII ao início do século XX.
Escultura Europeia e Artes Decorativas – Os 50 mil objetos da abrangente coleção de esculturas e artes decorativas europeias refletem o desenvolvimento das várias formas de arte nos países da Europa Ocidental, desde o início do século XV até o início do século XX.
The Robert Lehman Collection – uma das mais distintas coleções particulares de arte dos Estados Unidos é legado de Robert Lehman ao The Me, um exemplo notável da coleção americana do século XX.
The Costume Institute – a coleção possui de 33 mil roupas e acessórios dos cinco continentes e que abordam sete séculos de roupas e acessórios da moda para homens, mulheres e crianças, desde o século XV até o presente.
Instrumentos Musicais – a coleção de instrumentos musicais inclui aproximadamente 5 mil itens provenientes de seis continentes e das Ilhas do Pacífico, datando de cerca de 300 a.C. até o presente.
Fotografias – criado somente em 1993, o Departamento de Fotografias do Met abriga uma coleção de aproximadamente 75 mil obras que abrangem a história da fotografia, desde sua invenção na década de 1830 até os dias atuais.
Arquitetura
O prédio principal do MET foi designado em 1986, no Registro Nacional de Lugares Históricos e Marco Histórico Nacional. O edifício principal fica na 1000 Fifth Avenue , ao longo da Museum Mile no extremo leste do Central Park no Upper East Side, em Manhattan.
Uma segunda localização muito menor, conhecida como The Cloisters localiza-se no Fort Tryon Park, em Upper Manhattan e contém uma extensa coleção de arte, arquitetura e artefatos da Europa medieval.
Em 2016, o museu abriu o museu Met Breuer, na Madison Avenue, no Upper East Side; estende o programa de arte moderna e contemporânea do museu.
O prédio da Fifth Avenue teve muitas adições, incluindo uma distinta fachada da Beaux-Arts, o grande hall e as escadarias, projetadas pelo arquiteto Richard Metham Morris. A escultura arquitetônica na fachada é de Karl Bitter.
As asas que completaram a fachada da Quinta Avenida foram acrescentadas na década de 1910 e seus lados modernistas de vidro e a parte traseira do museu são obra de Roche-Dinkeloo. Kevin Roche foi o arquiteto do plano diretor e da expansão do museu nos últimos 42 anos.
As asas do MET
Ele é responsável por projetar todas as suas novas alas e reformas, incluindo, entre outras, a ala americana, a greco-romana e a ala islâmica recentemente inaugurada.
O prédio do MET possui um magnífico rooftop ou um jardim no telhado, o é um café e bar e um local popular do museu durante os meses de clima bom, principalmente nas noites de sexta e sábado, quando multidões podem levar à longas filas nos elevadores.
O jardim possui uma linda vistas do Central Park e do horizonte de Manhattan e foi aberto ao público em 1987.
Todo verão, desde 1998, o jardim do telhado recebe uma exposição de um artista. Já estiveram expostas obras de artistas como Joel Shapiro (2001), Roy Lichtenstein (2003) e Jeff Koons (2008), entre outros.
Crianças no MET
As crianças adoram as galerias do MET, mas principalmente as dedicadas ao Egito, África, e Oceania, além do acervo de armaduras e armas medievais. O museu promove várias atividades para o púbico infantil e distribui um material específico para a visita dos pequenos às galerias.
Áudio tour
No Great Hall é possível você encontrar seu áudio tour em vários idiomas pelo valor de U$ 7,00. Visitas especificas á galerias específicas são comandadas por especialistas e são gratuitas.
Consulte a programação das visitas guiadas no site do museu. Uma dica é fugir das multidões de fim de semana.
Endereço: The Met Fifth Avenue – 1000 Fifth Avenue – Upper East Side – Manhattan – New York
Ingressos: adultos U$ 25,00; seniores (65 and over) U$ 17; estudantes U$ 12,00 e crianças menores de 12 anos é gratuito. O MET oferece aceita diversos passes combinados especiais, como o CityPass, o The New York Pass, o New York Explorer Pass e Sightseeing Pass.
Aberto 7 dias por semana: domingo à quinta, das 10h às 17h30. Sextas e sábados, das 10h às 21hs.
Vá acompanhando nossos posts sobre às coleções do MET.