No Museu Marciano de Veneza estão exposto os quatro cavalos dourados de bronze originais, os da fachada são cópias. Os cavalos foram roubados do hipódromo de Constantinopla em 1204. Os cavalos entretanto possuem origem romana ou helênica são um mistério para estudiosos até hoje.
Neste museu também podem ser encontrados mosaicos, manuscritos medievais e tapeçarias antigas. Uma cópia dos Tetrarcas também estão no museu.
Os Tetrarcas são esculpidos em mármore e remontam o século 4 egípcio. Acredita-se que esta peça representem Diocleciano, Maximiniano, Valeriano e Constantino. Os três últimos foram nomeados pelo imperador romano Diocleciano para ajudá-lo a governar o Império Romano.
Para chegar aos cavalos na parte interna e externa siga as placas indicativas Loggia dei Cavalli, pegue a escadaria que sai do átrio e vai ara o piso superior. A escadaria possui escadas curtas e um descida tortuosa.
Aproveite a galeria externa aberta ao público para ter uma vista completa da Piazza San Marcos.
vista da Piazza San Marcos da galeria externa da basílica |
Torre dell’ Orologio com o Leão de Veneza |
vista para a entrada do campanário e da Biblioteca Marciana |
vista para o Gran Canal com a Biblioteca Marciana, à direita e o Palazzo Ducale, à esquerda |
Piazza San Marcos |
Preço do bilhete: para visitar o Museu Marciano o valor é de 5 euros. O Museu Marciano não está incluso na visita guiada, apenas o valor do Tesouro e Pala d’Oro.