Romeu e Julieta
Parece incrível que uma cidade tão linda como Verona tenha tão poucos filmes que tenham como cenário essa belíssima cidade.
Claro que o filme mais famoso que se passa em Verona é Romeu & Julieta, de Franco Zeffirelli (1968), baseado no mais famoso livro de William Shakespeare.
O filme retrata a história dos jovens amantes Giulietta Capuleto e Romeu Montecchio, filhos de famílias rivais em Verona como era normal da época. Um filme que marcou época, apesar de muito meloso.
Cartas para Julieta
Verona voltou a entrar no roteiro de viagem de muita gente depois da estréia do filme romântico e bonitinho Cartas para Julieta, aqueles filmes bem adocicados que acabamos amando. Ainda mais quando usa Verona e a Toscana como cenário.
Uma jovem americana (Amanda Seyfried) viaja com seu namorado e chef Gael Garcia Bernal para Verona. Como ele não lhe dá muita atenção ela passa seus dias ajudando a responder as cartas que jovens enamoradas deixam nos muros da casa de Julieta.
Sophie escreve para Claire, interpretada pela atriz maravilhosa, talentosa e ainda belíssima na terceira idade, Vanessa Redgrave. Claire chega com o neto e os três iniciam um road movie pela Toscana atrás do tal Lorenzo Bartolini, interpretado pelo ex galã italiano Franco Nero, que foi um dos atores mais lindos dos cinema, e conhecido por seu personagem Django.
Na verdade o que mais me atrai na história é que na verdade Vanessa Redgrave e Franco Nero se conheceram nos anos 60 durante as filmagens de Camelot. Tiveram um filho e não ficaram juntos. Em 2006, anos depois o lindo italiano e a segunda maior atriz do mundo (na minha opinião, claro, só fica atrás de Meryl Streep) ambos se casaram.
E fizeram este filme juntos. Vanessa Redgrave é famosa por muito filmes mas meu favorito é Bow Up, Depois Daquele Beijo, do cineasta italiano Michelangelo Antonionni. Mas o filme é bonitinho. Diria que muito mais pelo cenário e pela incrível Vanessa, uma das mais engajadas militantes políticas e da questão palestina.
30 anos depois….
Barrabas
Barrabas é um filme de 1961 rodado parte em Venea, principalmente na Piazza Brá ena cenas de arena da preservadíssima Arena de Verona.
Barrabás é a história do suposto ladrão e assassino que foi julgado junto com Jesus Cristo, porque segundo a tradição judaica um deveria ser crucificado e outro liberado, após a escolha do povo. O julgamento foi feito por Pôncio Pilatos, que disse após a escolha do povo…”lavo minhas mãos”.
No elenco estão Anthony Quinn, Silvana Magnano, Vitório Gassman, Jack Palance e Ernest Bornigne.