Seguindo em direção ao Grote Markt e a Burg, no centro de Bruges, estão os museus da cidade com telas de arte da Baixa Idade Média. Com a ascensão de Bruges, a cidade tornou-se a capital do Império de Borgonha. Com uma elite política muito rica e culta, a arte floresceu na cidade.
Os Duques de Borgonha dominavam a cidade e passaram a se casar com membros da realeza européia.
Filipe, o Bom, descendente dos duques, desposou a rainha Isabel de Portugal e Carlos, o Temerário, se casou com Margareth de York.
Bruges passou a atrair mais artistas que passaram a retratar a vida da nobreza da região.
Artistas flamengos, como Jan van Eyck (1390-1441) e Hans Memling (1440-1494), têm suas obras em dois ótimos e belos museus da cidade, muito próximos um do outro.
O Sint-Janhospitaal fica em um belo prédio, um hospital medieval restaurado, com obras de Memling encomendadas para a capela.
O Sint-Janhospitaal também é conhecido como Memlingmuseum, em homenagem a Hans Memling. Além da impressionante capela, o museu tem outras salas.
As antigas enfermarias do hospital trazem tesouros medievais, pinturas e equipamentos de medicina que pertenciam ao local, além de uma farmácia do século XV. O bilhete do museu custa 12¢ e abre de terça a domingo, das 9h30 as 12h30 e das 13h30 às 17h. O ingresso ao museu vai até às 16h30.
De Memling, o relicário chamado Santuário de Santa Úrsula, ilustra a lenda da santa em seis painéis.
A Lenda de Santa Úrsula conta a popular história da santa e das 11 mil virgens martirizadas na Alemanha pagã.
Uma das obras mais conhecidas do Sint-Janhospitaal é Madona com o Cônego Joris Van del Paele, de Jan van Eyck, de 1436.
Já o Groeningemuseum é uma galeria de arte com obras dos vários pintores pintores, como Jan van Eyck , Hans Memling e o seu tríptico do Juízo Final de Hieronymus Bosch (1450-15160), pintor holandês famoso por retratar a angústia espiritual, tortura e temas religiosos em contradição da Baixa Idade Média.
Outra obra famosa é o Julgamento de Cambises, de 1498, de Gerard David.
O Groeningemuseum abre de terça a domingo, das 9h30 às 17h. Entrada a 12¢ combinada com o Historium Museum.
Outros bons museus são o Gruuthusemuseum que possui uma coleção de objetos das casas da classe mercantil. Os objetos vão de móveis, instrumentos musicais, artigos de cozinha, armas e tecidos. O museu fica em uma casa do século XV que era o Palácio dos Lordes de Gruuthuse, família que enriqueceu graças aos impostos de produtos usados na receita da cerveja. Aberto de terça a domingo, de 9h30 as 17h. Entrada paga.
Bruges tem duas dezenas de museus: da cerveja, da batata-frita, do chocolate mas os principais são esses.