Os Tesouros da Basílica San Marcos

O Tesouro de San Marcos reúne 283 peças de ouro, prata e outros materiais.

O tesouro conta com diversos itens saqueados da antiga Constantinopla durante as cruzadas venezianas, como jóias, espadas e cálices.

Entre outras coisas interessantes se encontram diversos relicários de santos, entre eles, os ossos de San Pietro Orseolo.

San Pietro Orseolo nasceu  em Veneza no ano de 928. 

Foi comandante da frota veneziana que combatia os piratas sarracenos que atacavam navios comerciais e faziam incursões violentas na costa.

Outros relicários

Em 976, um golpe palaciano tirou o Doge Pietro Candiano do poder. Pedro Orseolo foi conduzido ao cargo de Doge de Veneza e reconstruiu a Piazza San Marcos e o Palazzo Ducale, que haviam sido destruídos pelo golpe que tirou seu antecessor.

Apenas dois anos depois de ser levado ao cargo de Doge, Pietro Orseolo deixou todos os bens terrenos e sua esposa e filhos para entrar para um mosteiro beneditino nos Pirineus.

Seguiu os preceitos de São Romualdo e se trancou em uma cela tão estreita que não podia ficar nem totalmente em pé, nem deitado. e faleceu em 987.

Preço do bilhete: para visitar o Tesouro de San Marcos o valor é de 3 euros.
Horários: de outubro a março, das 9h45 às 16hs, domingos das 14 às 16hs. De abril a outubro, das 9h45 às 17hs e aos domingos das 14 às 17hs.

Vaporetto: San Marcos