Oude Zijde, o lado antigo de Amsterdã

O Oude Zijde, ou lado velho de Amsterdã, fica nas proximidades do rio Amstel e vai do Damrak até Oudzijds Voorburgwal. A região mais antiga da cidade foi um importante centro comercial durante a Era de Ouro da Holanda.

Oude Zijde ou o Centro Velho

Um dos belos cartões postais da cidade é o prédio da Centraal Station, inaugurado em 1889, em estilo neogótico, e que tinha como principal objetivo deixar o centro da cidade distante do porto e assim afastar Amsterdã do mar.

A neogótica Centraal Station

O prédio passou por uma reforma concluída no ano de 2015. Hoje circulam pela estação central aproximadamente 250 mil pessoas por dia, com trens que interligam todas as cidades da Holanda à diversas cidades europeias. A Stationsplein é a praça em frente à estação central.

A Stationsplein

A Sint-Nicolaaskerk, ou Igreja de San Nicolaas, é um dos verdadeiros ícones de Amsterdã, pois é a igreja neo-renascentista dedicada ao santo padroeiro dos marinheiros.

Sint-Nicolaaskerk ou Igreja de San Nicolaas

A igreja foi concluída no ano  de 1887 e substituiu várias igrejas católicas de Amsterdã, depois que o país se converteu ao calvinismo.

Esta parte da cidade foi construída na Idade Média, do século XIII ao XV, e seu prédio mais emblemático é a Oude Kerk (Igreja Antiga), cuja construção começou por volta de 1300.

Centro de Amsterdã

A Oude Kerk foi construída sobre um banco de areia e a antiga igrejinha deu lugar à basílica – ampliada devido ao grande número de mercadores que frequentavam o lugar. A Oude Kerk passou por reformas em 1578 e 1724 e abriga até hoje o túmulo de Saskia, a esposa do pintor holandês Rembrandt.

Oude Kerk

Está localizada no bairro central conhecido como Red Light District (Bairro da Luz Vermelha). A abóbada do teto é do século XV com pinturas originais sobre um fundo dourado. Esse teto foi coberto por tinta azul em 1755, mas as pinturas foram recuperadas em 1955. A Capela de Nossa Senhora possui três vitrais antigos, que também foram restaurados.

A Igreja Velha de Amsterdã

Até 1587, era uma igreja católica romana. As imagens foram destruídas aqui durante o iconoclasmo (rebelião protestante que se opôs ao culto a ícones e símbolos religiosos católicos) em 23 de agosto de 1566. Alguns pilares decorados da igreja abrigavam antigamente nichos que foram destruídos em 1566 pelos iconoclastas. A porta, de madeira avermelhada, trás uma curiosa inscrição  no lintel: “case-se depressa e arrependa-se devagar”. Mas a maior atração da Oude Kerk é o Grande Órgão, com os seus oito foles e 4 mil tubos e frente folheada à ouro.

A Oude  Kerke abre de segunda a sábado, das 10 h às 18 h, e aos domingos, das 13 h às 17h30. Ingressos a 10 ¢, estudantes, crianças menores de 13 anos 5 ¢. Para quem comprou o card I Am Amsterdã, a entrada é livre.

A bela Zuiderkerk, coluna renascentista da cidade

A longa coluna, com seus relógios em estilo renascentista chamada Zuiderkerk, foi o primeiro templo calvinista aberto na cidade de Amsterdã, após a Reforma e data de 1603.

A igreja foi restaurada em 1988, mas desde 1929 já não funcionava como local de culto.

Vista do canal Kloveniersburgwal com a Zuiderkerk ao fundo

A Waag é a porta mais antiga da cidade, construída em 1488  e fazia parte das muralhas da cidade de Amsterdã. Até hoje o local se chama St. Antoniespoort (Porta de Santo Antonio).

A Waaggebow, um dos prédios mais antigos de Amsterdã

A Waag era o local onde ocorriam as execuções públicas na Idade Média.

Kloveniersburgwal um canal cheio de restaurantes próximo a Waag

No ano de 1617 o prédio passou a ser a Waaggebow ou a casa do peso onde os agricultores deviam pesar sua produção para pagar os impostos.

Kloveniersburgwal

Várias guildas de ofícios passaram a ocupar o prédio. O local ganhou o nome de Nieuwmarkt e ainda conserva casas construídas durante os séculos XVI e XVII.

O belo Kloveniersburgwal

Na Waag, foi pintado um dos quadros mais famosos de Rembrandt: A Aula de Anatomia do Dr. Nicholaes Tulp” (1691) – hoje no Mauritshuis (Haia) -, pintado na sala de reuniões da Guilda dos Cirurgiões, dentro da Waag.

A Aula de Anatomia do Dr. Nicholaes Tulp

Próximo a Waag fica o pequeno Bairro Chinês de Amsterdã, que ocupa apenas uma quadra, e tem um templo budista conhecido como “Fo Guang Shan He Hua”.  

O templo budista de Fo Guang Shan He Hua
O pequeno Bairro Chinês de Amsterdã

O templo fica na rua Zeedijk e tem muitos restaurantes orientais no entorno. 

Bairro chinês na Koningsstraat

Comida barata é facilmente encontrada no Bairro Chinês de Oude Zidje. Os principais restaurantes ficam na Koningsstraat (Rua Koning).

Restaurantes orientais são opções de refeições baratas

Em 1512, teve início a construção de uma torre que fazia parte das fortificações medievais de Amsterdã, a Montelbaanstoren. Em 1606, ela foi concluída e ficou parecida com a Oude Kerk. Mas no ano de 1611, a torre começou a inclinar e teve de ser amarrada com cordas pelos cidadãos de Amsterdã, para não cair.

Montelbaanstoren

A torre era um dos locais em que os marujos da Companhia Holandesa das Índias Orientais se reuniam, para partir em pequeno barcos até as naus que estavam ancoradas ao norte e sair rumo ao oriente. Ela é muito conhecida por aparecer em pinturas de Rembrandt e outros artistas.

Canais do Oude Zijde

Essa é a cara da Oude Zijde, a Cidade Velha, centro da vida da Holanda, que conheceu seu apogeu durante a Era de Ouro, quando comerciantes, marujos, representantes de guilda e artistas perambulavam por suas ruas e canais. Assim, a cidade foi se expandindo para o leste, principalmente com a chegada dos judeus vindos de Portugal.

Canais do Oude Zijde

Se quiser comprar seu ingresso antecipado para não pegar filas, com nosso parceiro holandês, clique aqui e nos ajudará a manter os custos do site, sem pagar nada mais por isso.