Na Janelinha para ver tudo

A Capella dei Scrovegni sotto le stelle

O principal motivo de nossa parada em Padova foi conhecer a Cappela degli Scrovegni, conhecida como a Cappella Sistina de Giotto.
                               
Giotto di Bondone foi um artista, pintor e arquiteto florentino que viveu de 1266 a 1337 e é considerado o pai da arte ocidental. Giotto é conhecido na História da Arte como quem introduziu a perspectiva na pintura durante o Renascimento. Também foi famoso por sua obra mostrar uma noção espacial, naturalismo e uma nova noção dramática fugindo do medieval e bizantino.
                               
Ele foi o primeiro grande mestre italiano entre tantos outros. Bocaccio, escritor italiano considerava Giotto o pai da Renascença, tendo ultrapassado as referências medievais da época. Bocaccio descreve a vida de Giotto em algumas passagens do seu livro Decameron.
De acordo com o historiador e arquiteto florentino Giorgio Vasari, Giotto começou a desenhar em rochas com 12 anos, quando ainda era um pastor de ovelhas.
A Cappela degli Scrovegni, em Pádua, é considerada sua maior obra de arte. Na capela ele retrata cenas da Virgem Maria e da Paixão de Cristo, em um trabalho que levou de 1303 a 1310 para concluir.
                     
Dizem que Michelangelo esteve em Padova para estudar a obra de Giotto e serviu de inspiração para seu trabalho na Capela Sistina. De acordo com pesquisas do artista, estudioso e restaurador  italiano Luciano Buso, o Santo Sudário seria uma obra de Giotto.
          

 

The Visitation. 1302-1305

Meeting At The Golden Gate” (Detail) — 1304-06 — Giotto di Bondone
Marriage at Cana 1304-06
Virgem Maria
Il saluto di Gioacchino e Sant’Anna
 

 

Compianto sul Cristo morto,

Os sete pecados capitais: Inveja

           
The Seven Virtues: Hope. 1306

Devido ao tamanho pequeno da capela o número de vistantes é limitado a 25. Antes de entrar o visitante precisa ficar numa câmara de descontaminação por 15 minutos, onde passam informações multimídias por esse tempo e em várias línguas.

Então a recomendação é: não vá de surpresa porque você dificilmente conseguirá entrar. A visita também tem tempo limitado a 30 minutos e embora adquirindo meus ingressos pela internet com uma antecedência de 3 meses, troquei na loja do Museu Cívico meu voucher pelos ingressos. Não se atrase pois senão você perderá a vez e eles não devolvem seu dinheiro.
O site da Cappella degli Scrovegni é www.cappelladegliscrovegni.it. Pode parecer muito trabalho, mas é uma oportunidade única ver essa masterpiece de Giotto, que além dela construiu outra obra prima, o famoso Campanário do Duomo de Florença. Mais conhecido como Campanário de Giotto.

 

Após entrar no site da Cappella, escolher a data e o horário você será direcionado para o site de vendas de ingressos Viva Ticket (extremamente sério). Receberá sua ordem de pagamento e o aviso de compra autorizada, que é seu voucher. Imprima e leve na viagem.

O ingresso custa 13 euros por pessoa e o horário de visita é das 9hs às 19hs. Mas é bom consultar o site pois a capela fecha alguns dias para restauro.

Brasileiros cheguem meia hora antes para trocar o voucher pelo bilhetes, pois eles são extremamente rigorosos e se atrasar dará com a cara na porta.

No ato da retirada dos ingressos você deverá pagar obrigatoriamente uma taxa de 2 euros por pessoa para a guia. Não adianta chorar, tem que pagar, é obrigatório e a explicação é somente em italiano.

Apenas a título de curiosidade a Cappela degli Scrovegni possui esse nome estranho porque Enrico Scrovegni mandou construí-la em 1303, na esperança de salvar seu pai, um agiota que havia falecido, do fogo eterno do inferno, descrito pelo poeta Dante Aligheri na Divina Comédia. Vemos que o livro de Dante nos legou diversas obras primas devido a natureza da sua escrita.
O Juízo Final de Giotto

Tweet to @vtarantelli