A obra mais colorida de arquiteto catalão Antonio Gaudí está no Park Guell, localizado a nordeste de Barcelona, no bairro de Gracia.
As obras do Park Guell estão entre as mais conhecidas do artista. No ano de 1890, Eusebi Güell contratou o arquiteto para projetar um parque em uma área de sua família, próxima de uma colina nos arredores da cidade.
O local seria um condomínio com residência para os ricos e endinheirados de Barcelona.
Frente ao fracasso comercial do projeto, ele foi abandonado e, em 1922, a cidade comprou o local e o transformou em parque público. Gaudí já havia criado passeios, uma praça e duas portarias que são chamadas de João e Maria, mas que são o Centre d’Interpetac, a antiga casa do zelador, com suas curvas incríveis.
Passando pela incrível portaria, há uma grande escadaria – onde está uma das obras populares de Gaudí, que um lagarto feito de mosaicos. A obra se tornou um símbolo de Barcelona e está reproduzida na forma de imãs, almofadas, marcadores de livros, camisetas e outras peças que são vendidas como souvenir em diversas lojas da cidade.
O Park Güell recebe uma média de 4 milhões de visitantes por ano e fica cheio, principalmente no verão. A grande maioria dos visitantes são turistas, como nós, que procuram os melhores ângulos para as fotos. A vista para a Barceloneta e o Mar Mediterrâneo são incríveis do alto do parque.
Acima das escadaria está a Sala das Cem Colunas, projetada para ser um mercado para o condomínio, mas que não foi terminada. Foi inspirada nos galhos das árvores.
O Park Guell fica na Carrer d’Olot, 7 na Gracia. A entrada é gratuita e o ingresso custa 7 ¢. O parque fica aberto das 10h às 21h30, de abril a agosto, durante a temporada de verão. Nos demais meses, fecha mais cedo, às 17h30.
A melhor maneira de acessar o parque é pela linha verde do metrô, a L3, em direção a Trinitat Nova. Depois é seguir a pé, colina acima, até a entrada pela parte baixa do parque, onde algumas escadas rolantes ajudam a poupar um pouco as pernas.
A outra opção é pegar o ônibus 24, que passa na Travessera De Dalt (a avenida em frente a Praça Lesseps, na saída do metrô) e parar na entrada da parte alta do parque e depois ir descendo em direção às portarias.
Na volta fica mais fácil descer o restante da colina para chegar à Estação Lesseps, uma caminhada de 20 minutos, que não chega a incomodar, já que o bairro da Gracia é lindo e agradável.