A Ponta do Mutá é um lugar belíssimo localizada na Península de Maraú, grudada à vila de Barra Grande, no litoral sul da Bahia. Com areias lisas e branquinhas, a Ponta do Mutá é um convite para se esticar na areia ou realizar caminhadas no fim da tarde para ver o pôr do sol, um dos mais lindos que já vi no Brasil.


A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o incrível pôr do sol na Ponta do Mutá.

É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, de matizes surpreendentes.


Outras opções para diversão incluem passeios de bicicleta, barco, pesca e stand up paddle e snorkel em algumas piscinas naturais formadas na maré baixa, embora as de Taipu de fora sejam bem melhores nesse último quesito.


As águas são de tom azul mais escuro e suas ondas fracas proporcionam um banho de mar calmo e morno para toda a família e ainda é possível ver alguns barcos pesqueiros ancorados no mar.


No caminho de acesso à ela, encontram-se várias pousadas, bares e restaurantes que servem pratos com tira gosto, moquecas e outras refeições acompanhadas de frutos do mar.


Cabanas de praia rústica e lojas de artesanato estão de frente para a praia e enfeitam a orla, que conta também com cadeiras de madeira, espreguiçadeiras e guarda-sol.


As barracas não cobram consumação mínima e têm chuveiro de água doce. Além disso, também servem petiscos e almoço.


Os pratos de peixe costumavam custar entre R$ 80 e R$ 100 para 2 pessoas. Comemos em três e foi tranquilo. A moqueca baiana da barraca Sol do Mutá, é tão gostosa que almoçamos dois dias lá, a mais tradicional do Mutá.


A praia tem bons bares, com diferentes estilos musicais tocando e cadeiras convidativas para relaxar e admirar o pôr do sol. O bar mais tradicional é de frente para o sol mas quem prefere estilos musicais diferentes pode experimentar também o Oh Bar e o Café de La Musique, onde a festa inicia com o pôr do sol.


Quando a península mais turistas, as festas rolam noite adentro, com direito a fogueira, luaus, drinks e espumante.
Para chegar a Ponta do Mutá o ideal é ir caminhando desde a vila de Barra Grande pela beira da praia.


O trajeto leva em torno de 25 minutos. É possível ir de carro siga sentido norte do seu GPS, mas em determinado momento você ficará sem estradinhas de terra pela frente.


Esse é o final do caminho.
Estacione e siga à pé pela beira da praia.


O ideal é a pontinha da península.


Se quiser ficar mais isolado, passe todas as barraca e siga até uma pedras, que fazem divisa com a Praia dos Três Coqueiros.


Apenas não entre na água nesse ponto pois a correnteza e muito forte, segundo nos falaram.


Aproveite muito a Ponta do Mutá pois ela é linda, agradável, alto-astral e cheia de cores.

