Construída em 1345 por Taddeo Gaddi, a Ponte Vecchio é mais conhecida ponte sobre o rio Arno. Lojas instaladas na própria ponte eram ocupadas antigamente por açougueiros. Eles jogavam os restos de carne no próprio rio Arno. Em 1593, Fernando I – Duque da Família Médici ali passava vindo da Galleria delli Uffizi e pelo corredor Vasari até sua residência no Palazzo Pitti. O duque fazia objeções ao mau cheiro e mandou substituir todos os açougues por lojas de ourivesaria e oficinas de prata, que até hoje existem.
Jóias renascentistas são comercializadas. |
Muitas lojas com jóias feitas de coral são vendidas na Ponte Vecchio |
Algumas peças vendidas nas lojas da Ponte Vecchio são mais acessíveis, enquanto outras parecem ter saído de museus. A ponte mais querida de Florença foi poupada até pelo alemães, quando bateram em retirada da cidade. A ponte liga a Via Maria do lado norte a via Guicciardini, na margem sul.
O busto do famoso ourives Benvenuto Cellini está no meio da ponte. Um ótimo ponto para fotos para o rio Arno.
Passando na Ponte Vecchio para o outro lado, chega-se ao bairro de Oltrano (o outro lado do Arno), um bairro antigo e cheio de lugares encantadores. Arrisque-se por esses lados menos turísticos e veja lugares interessantes.