A Neues Rathaus (Nova Prefeitura) é um dos principais pontos turísticos de Hannover e sua construção é de 1913, quando foi erguida para substituir a antiga, que fica no centro histórico. A prefeitura é um palácio em torno de um parque, com vários lagos e uma torre da prefeitura que possui uma vista privilegiada da cidade.
A Prefeitura Nova (Neues Rathaus) de Hannover foi construída num estilo neoclássico para parecer pelo menos cem anos mais antiga do que ela realmente é. A Neus Rathaus foi o único prédio que sobreviveu praticamente intacto aos bombardeios que arrasaram a cidade na 2ª Guerra. O ponto alto da visita à prefeitura, literalmente, é o mirante em 360° que fica na sua torre. Em dias ensolarados, é possível avistar até as montanhas de Harz.
Outra curiosidade é o elevador que dá acesso a essa plataforma, pois ele foi projetado para subir em um ângulo de 17 graus seguindo a forma original de sua torre.
O saguão tem maquetes formidáveis que mostram Hanôver antes e depois dos bombardeios, e como a cidade foi completamente arrasada. A tragédia só não foi maior porque os abrigos antibomba funcionaram e salvaram a maioria da população.
Atrás da prefeitura fica o Maschpark, o parque urbano de Hannover com um lago artificial chamado Maschsee. Ele tem duas vezes o tamanho do Central Park de Nova York e é considerado um grande pulmão verde dentro da cidade.
O Landmuseum Hannover fica próximo a Neu Rathaus e é um museu cujo acervo de pintura e arte abrange do século 11 ao século 20, apresentando obras de pintores alemães e italianos do século 17 e um destaque para os impressionistas alemães e franceses. O Museu também possui áreas dedicadas à História Natural, Arqueologia e à Etnologia. Confira o site do museu aqui.
Ao lado desse enorme parque fica o também está o Museu Sprengel, um dos mais importantes acervos de arte moderna alemã. Lá encontramos as obras de Niki de Saint Phalle, algumas peças de Picasso, telas feitas pelo pintor conterrâneo Kurt Schwitters, além de trabalhos de arte contemporânea.
Outra atração muito interessante na cidade é a Aegidienkirche, a igreja de São Egídio que foi destruída pelos bombardeios de 1943 e cujas paredes exteriores feitas de pedra resistiram e hoje é um importante memorial. É ali que está guardado o Sino da Paz doado por Hiroshima, sua cidade-irmã japonesa, quando no dia 6 de agosto acontece um culto ecumênico em pela paz mundial.
A Hanover State Opera é considerada uma das melhores óperas do mundo. A Ópera fica na área mais moderna da cidade, na Georgstrasse é um dos edifícios mais bonitos de Hanôver. O magnífico edifício foi construído entre 1845 e 1852, para ser o teatro da corte real, uma vez que o teatro do palácio era pequeno para a corte do rei.
O edifício de estilo clássico tardio com as suas duas grandes alas laterais tem um terraço virado para a Georgstrasse, com diversas efígies esculpidas em pedra de poetas e compositores. A Staatsoper ou casa de ópera foi consumida pelo fogo em 1943, durante um bombardeio, e foi reconstruída em 1948 no estilo histórico.
A Kröpcke é a área mais movimentada de Hanôver, um grande entroncamento de calçadões com muitas lojas de departamentos, restaurantes, drogarias e um grande movimento em seus calçadões.
Na Kröpcke ocorre o cruzamento de grandes avenidas, como a Bahnhofstraße, que se inicia na hauptbahnhof (estação central de trem), a Georgstraße, a mais cheia de lojas, além de outras ruas menores que ali cruzam.
A praça mais central de Hanôver – sem circulação automóvel é o ponto central mais importante da cidade.
A Bahnhofstrasse e a Georgstrasse estão entre as ruas comerciais mais populares da Baixa Saxônia.
Poucas cidades na Alemanha possuem tantas lojas de compras em algumas centenas de metros. Por aqui estão as drogarias Rossmann e DM, a perfumaria Douglas, a Ekerle, as lojas de departamentos Peek e Cloppenburg, Kaukoff, Neumann, TKMaxx, Primark, H&M, Zara, e muitas outras.
A Georgstrasse leva esse nome em homenagem a George III, Rei da Grã-Bretanha e de Hanôver, que governou de 1814 a 1820.
A Bahnhofstrasse, que conduz diretamente ao coração da cidade, é uma zona pedestre de em dois níveis.
A juventude de Hanôver circula junto ao histórico relógio de Kröpcke.
Floriculturas enfeitam as ruas centrais nos meses de clima mais quente.
Alguns dos prédios da região possuem lindos murais de artistas.
A região é um ótimo lugar para bater perna e conhecer Hanôver.
Se cansar, escolha um dos vários cafés e restaurantes para fazer uma pausa.
Uma delícia de lugar