A Praia da Tiririca é uma praia localizada em Itacaré, no estado da Bahia, que é conhecida por suas ondas fortes e constantes e o local atrai durante todo o ano, diversas competições de surfe organizadas pela associação municipal dedicada ao esporte, além de algumas etapas do campeonato baiano.

A praia tem esse nome – Tiririca, devido a essa planta pequena, de rápido desenvolvimento, muito comum na região e que se alastra rapidamente, invadindo locais.


Os primeiros surfistas que queriam aproveitar as grandes ondas dessa praia de Itacaré, abriram o caminho até a praia a facão, pois a região era tomada dessa gramínea fina que corta a pele como uma gilete fina.


Quem não for praticante do esporte, mas quiser tentar pegar algumas ondas, pode procurar a escolinha que fica na praia e que também têm aluguel de pranchas.


O mar da Tiririca só é recomendado para iniciantes em dias muitos tranquilos.


Queridinha entre os surfistas de Itacaré, a Praia da Tiririca atrai especialmente os amantes das ondas e esportistas em geral, mas não só isso.


Tiririca também é o point ideal para quem gosta de ver gente bonita, descolada e curtir uma boa praia sem preocupação.

É uma das quatro praias do chamado Caminho do Mar e atrai surfistas e fãs do esporte de muitas partes do mundo, principalmente da moçada recém saída do exército israelense, moças e rapazes de idade entre 21 e 24 anos.

Esses ex-soldados ganham seis meses de férias pagas pelo governo de Israel, após os três anos obrigatórios de serviço militar, Geralmente estão na região pelos meses de fevereiro, março e abril, após irem para o Carnaval do Rio de Janeiro.


Essa moçada saí do stress da realidade de Israel e Palestina e vai curtir o mundo, procurando destinos descolados com praias e ondas, como Itacaré e fazem da Tiririca o seu point.

Então, não estranhe se você achar que está em uma praia de Telaviv. A moçada começa chegar perto do almoço, pois ficam até altas horas nas baladas de Itacaré.

Também não se espante em ver alguns moradores arriscando palavras em ídiche e cartazes com a Estrela de David em restaurantes oferecendo menu kosher.

Como fica a apenas 1 km do centro de Itacaré, a praia é cercada por costões de pedras e possui ondas fortes durante todo o ano.

A Tiririca é considerada a praia com o melhor pico de ondas da Bahia, por isso tem bastante crowd. Crowd significa aglomeração ou multidão, resumindo, muita gente disputando as ondas no mesmo lugar e as mesmas ondas.

IOndas rápidas e curtas permitem treinar manobras radicais.

Um riacho deságua na praia, descendo de um morro verde e formando pequenas quedas, que nos dias de maior abundância proporcionam chuveirinhos naturais para os turistas.



A areia é branquinha e fina, daquelas que somente uma canga já resolve sua vida para passar horas sob o sol.


Algumas cabanas rústicas servem bebidas e petiscos sem luxo, em ambiente rústico e descontraído, com esteiras e almofadas espalhadas em um ponto gramado da chegada na praia da Tiririca.


Alguns vendedores ambulantes montam uma barraquinha sob algumas árvores e alugam cadeiras e guarda-sol para os turistas, que costuma sair entre R$ 15,00 e R$ 20,00 para um casal.


A praia tem uma excelente pousada estilo balinesa, a Sage Point, que fica em um canto da praia e possui todas as regalias que uma pousada rústico chic pode oferecer, como serviço de praia e espreguiçadeiras. É a o melhor das pousadas da Tiririca.



Na Tiririca também tem a menos luxuosa mas muito boa Shangri-lá, com um ótimo café da manhã com vista para o mar verde da praia e cercada de plantas tropicais e hibiscos, chá a tarde e bem pé na areia.


Outras pousadas mais simples, como: a Aloha Pousada Hostel, a Pousada Hanalei, a Pousada Tãnara, a Pousada Terral, a pousada suítes Tiririca, a Mar Astral Beach Suites & Hostel, a Casa Praia Itacaré e a Casa na praia Tiririca, são mais simples e baratas, num verdadeiro estilo surfistão.


Algumas ficam nas montanhas verdes que cercam a Tiririca, outras próximas uns 200 metro da areia.
Flores tropicais da Praia da Tiririca
Paraíso tropical
Recentemente o povo se uniu e com apoio de projetos sociais construíram uma pista de skate na praia da Tiririca e hoje os moradores tem mais uma opção para se divertir.


Através da areia da praia é possível acessar a Praia da Costa por uma trilha sobre as pedras. Essa trilha é considerada de dificuldade média, pois a maior parte da caminhada é sobre pedras.


Também pode se acessar no sentido oposto a Praia do Resende, caminhando sobre algumas pedras, sem muita dificuldade.



No fim da tarde alguns turistas ficam sob as pedras admirando o pessoal pegar onda e o mar verdinha que fazem o encanto e charme da Tiririca.



A Tiririca é uma praia perfeita, pequena com gente bonita, às vezes cheia, utras vezes vazia, Sem muvuca de som alto, mar verde, ondas boas, próxima ao centro, mas ao mesmo tempo mas privé, com muita natureza e verde.


É perfeita para ver o sol nascer e formar aquela trilha sobre o mar.


Talvez não seja a mais perfeita para ver o pôr do sol, devido sua localização geográfica, mas sempre é um espetáculo alguns raios do entardecer sobre o mar.


Mas a Tiririca é perfeita para ver um nascer da lua cheia iluminando o mar e deixando-o do verde para a cor prata.
