A Puerta del sol é um dos lugares mais concorridos de Madrid. O prédio mais antigo da Puerta del Sol era a Real Casa de Correos de Espanha que depois se tornou o Ministério de la Gobernación. Hoje é a Presidência da Comunidade Autônoma de Madrid.
A Puerta del Sol foi no século 15 um dos acessos do muro que rodeava Madrid na Idade Média.
O centro de Madrid começou a ficar com esse aspecto no século 19, com a modernização da Puerta del Sol. Esse movimentado cruzamento foi o primeiro a ganhar iluminação elétrica, bondes e, em 1919, ganhou a primeira estação subterrânea da cidade.
Para abrir esse amplo boulevard em estilo parisiense 300 prédios foram demolidos e 14 ruas desapareceram, para dar lugar aos seus 1.315 metros de extensão.
É aqui que fica o marco zero de todas as rodovias espanholas. A estátua abaixo é de Carlos III e fica na esquina da Calle del Carmen.
Doces para ficar salivando na vitrine: trufas, flanes chinos, glacês, marrom em almílbar, bombons, macarrons, rosquillas típicas de alcalás, estrelllitas, mantecatos,
O Museu del Jamón é bonito de se ver pois todos ficam pendurados nas paredes. mas nada mais é que um bar que serve sanduíches de jamón. Na verdade a impressão foi péssima, o atendimento é no balcão, mas até aí nada de mais, mas os garçons que ficam atendendo dentro do balcão são muito mal humorados e grosseiros, então fuja desse pega-turista.