Cidades pequenas da Alemanha são uma ótima maneira de realmente conhecer o país. Rheine é uma cidade de 80 mil habitantes localizada no norte do Estado da Renânia do Norte – Westfália, muito próxima aos Países Baixos.
Embora a região ao redor da cidade seja povoada desde os tempos pré-históricos, Rheine foi mencionada pela primeira vez em um documento assinado por Luís, o Piedoso , em 838.
No final da Guerra dos Trinta Anos, a cidade foi incendiada quase completamente por tropas suecas que sitiaram soldados imperiais que haviam se entrincheirado em Rheine. Em 1647, balas de canhão brilhantes incendiaram a cidade e 365 casas foram destruídas.
Durante a industrialização a indústria têxtil prosperou. Permaneceu um importante fator econômico até a segunda metade do século XX. Hoje, as indústrias e serviços de engenharia formam a maior parte da economia em Rheine.
Na Alemanha nazista , cidadãos judeus também foram deportados da cidade e os oponentes de guerra aliados a bombardearam repetidamente a cidade, especialmente a linha férrea e o Canal Dortmund-Ems, que representavam objetivos táticos.
Os ataques em grande escala em 5 de outubro ocorreram em 1944 e em 2 de abril de 1945 os britânico tomaram Rheine.
Rheine possui uma simpática Marktplatz (Praça do Mercado) em frente a St. Dionysius Kirche, que possui diversos restaurantes e bares que costumam ficar mais movimentados aos finais de tarde e nos meses mais quentes.
A Hauptmakt possui diversas casas com fachadas e frontões muito populares no norte da Alemanha.
Outra atração em Rheine é caminhar à beira do rio Ems, em dias ensolarados sempre é um ótimo programa.
A Nepomukbrücke é uma ponte que dá as mais lindas fotos em Rheine.
A cidade também possui um museu chamado Falkenhof Museum que é considerada a origem da cidade de Rheine, localizada em uma fazenda com mais de mil anos, que agora é usada como museu, nos leva ao passado da popular cidade.
Em 838, o imperador Ludwig doou a fazenda, então chamada de “Villa Reni”, à abadia imperial de Herford, que a partir de então a arrendou para famílias nobres e a propriedade recebeu seu nome no século 14 pela família de inquilinos von Valke.
Cerca de 200 anos depois, a conhecida família nobre vestfaliana von Morrien mudou-se e levou a propriedade ao seu auge, eles reconstruíram o complexo dando-lhe sua aparência elegante atual.
Hoje, o Falkenhof é um museu popular mostras sobre cultura aristocrática da Vestefália e um lembrete da esplêndida história da casa. A arte da Idade Média à idade moderna é mostrada na “Coleção Kasimir Hagen”, doação de um colecionador particular.
O departamento de história da cidade mostra de forma abrangente o desenvolvimento da cidade de Rheine, desde os primeiros achados arqueológicos até as pinturas modernas do artista renano Carlo Mense.
Compras:
Rheine possui um bom centro comercial como toda as lojas que você acha nas grandes cidades da Alemanha, como a TK Maxx, um outlet que reúne ótimas marcas de roupas, calçados, tênis, produtos de casa, infantil, para pets e para casa.
A Emsgalerie é o maior centro comercial da cidade, com muitas variedades de lojas com os ótimos artigos alemães, principalmente roupas e casacos de frios.
Como chegar:
Rheine fica ao norte da Renánia do Norte – Westfália e a melhor maneira de chegar é pelas ótimas autobahns da Alemanha, visto que a cidade está bem fora do circuito turístico do país.
Outra ótima maneira é pelo sistema de trens da excelente empresa DB Deutsches Bahn, mas cuja localização da cidade passam geralmente trens regionais, vindos de cidades maiores, como Münster, Düsseldorf e Colônia. Os trens chegam na Hauptbahnhof Rheine.