O maior acervo de arte holandesa está reunido no Rijksmuseum, um museu gigantesco inaugurado em 1885, localizado no Bairro dos Museus de Amsterdã.
Inspirado no exemplo francês de museus, o Rijksmuseum foi fundado originalmente no ano de 1800, na cidade holandesa de Haia, para exibir a coleção do primeiro-ministro.
Os holandeses o conheciam como a Galeria de Arte e em 1808 o museu mudou-se para Amsterdã, pelas ordens do rei Luis Napoleão, irmão de Napoleão Bonaparte, incluindo a sua maior pintura ‘A Ronda Noturna’, de Rembrandt van Rijn.
Quando o Rijksmuseum abriu, a comunidade protestante de Amsterdã criticou muito o amplo prédio neogótico.
O museu foi totalmente reformado e reaberto em 2013, após passar vários anos em obras, é considerado um dos melhores museus da Europa.
O projeto original do prédio de P. J. H. Cuyper foi remodelado, com o acréscimo de vários pavilhões. O museu é bem grande e visitar todas as alas requer um bom tempo de dedicação.
Com mais de 8 mil obras, dispostas em quatro pisos e 80 alas, com exposição de 800 anos da história e da arte dos Países Baixos, o museu é riquíssimo em obras da Era de Ouro, com obras de Rembrandt, Vermeer e Jan Steen, a maioria concentrada na Ala Philips.
Além dessa fase, outra atração são as obras do incrível Vincent van Gogh, que não chegam a rivalizar com as de seu museu vizinho, o Van Gogh Museum, mas que não podem deixar de serem vistas.
Outras peças do museu são as obras religiosas, esculturas, gravuras, desenhos, arte asiática, fotografias, prataria, porcelana, móveis, jóias, armas, roupas, artefatos históricos e até uma incrível biblioteca.
O prédio localizado na Museumplein, possui mais de 30 mil m² é um espetáculo à parte, possui bilheterias, guarda-volumes e cafeteria. Endereço: Museumstraat 1.
O ingresso custa 17,50 € (adultos) e entrada gratuita para jovens até os 18 anos e quem tiver o Amsterdã Card.
O horário de abertura é das 9h às 17 h, todos o dias do ano, inclusive Natal e Ano Novo.
Como chegar:
– Estação Central de Amsterdã: tram 2 e 5 (parada no ponto Rijksmuseum) e o tram 16 (parada Museumplein);
– Estação Zuid: tram 5 (parada Rijksmuseum);
– Estação Sloterdijk: tram 12 (paradaMuseumplein);
– Estação Amstel: tram 12 (parada Museumplein), ou de metrô até Weesperplein, depois pegue o tram 7 ou 10 até a parada de Spiegelgracht;
– Estação de ônibus regionais Marnixstraat: tram 7 e 10 com parada em Spiegelgracht, ônibus 347 e 357, com parada no Rijksmuseum;
– Do Aeroporto Schiphol: ônibus 397 com parada no Rijksmuseum
Compre seu ingresso com nosso parceiro de venda de ingressos para atrações em Amsterdã e toda Europa, a Ticket Bar. É mais cômodo e você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter os custos do blog.