Piscinas naturais, águas clarinhas e mornas, areia branquinha e coqueirais a perder de vista.
Esse é o cenário da linda Taipú de Fora, uma das praias mais mais famosa da Península de Maraú, na Bahia e uma das mais bonitas do Brasil.

Localizada apenas 60 km de Itacaré, dá para chegar lá de carro comum, que não seja muito baixo e em dias de sol, por uma estrada que começa asfaltada e segue no barro por 40 km, muito íngreme.


No período de muita chuva, a dica é ir apenas com 4×4.

No caminho, para quem for passar o dia, uma parada rápida para ver as bromélias gigantes e, logo à frente fica a lagoa do Cassange.

Uma enorme piscina natural onde é possível ver peixes das mais diversas cores, além dos arrecifes de corais e coqueiros gigantes são a atração de Taipú de Fora.

Para melhor aproveitar a viagem, o ideal é aproveitar a época de lua cheia e lua nova, quando a maré baixa e os corais ficam expostos.











O momento exato para fazer snorkel em Taipú de Fora:
Para aproveitar o melhor de Taipu de Fora, não dá pra esquecer da hora e ficar dormindo até tarde. Como se já não bastassem suas águas transparentes, sua areia branca e os coqueirais, Taipú de Fora já seria a praia mais bonita da Península de Maraú, na Bahia.

Mas o que já é muito bom fica espetacular se você estiver lá no momento certo. A mudança de cenário segue o ritmo cíclico das marés. É preciso que o mar chegue em seu nível mais baixo, durante as luas nova e cheia, para que os corais comecem a despontar da água.

Quando finalmente eles fecham o arco quase completo diante da praia, retendo as ondas a vários metros da areia, surge Taipu para aproveitar muito mais a região.

Lagoas de águas mansas formam um espelho d’água de quase um quilômetro de extensão, perfeito para ver os peixes coloridos que vivem perto dos recifes.

Se o dia for de sol, o que não é tão comum, as águas da piscina natural ganham tons mesclados de azul e verde.

Esse momento exato do espetáculo ocorre duas vezes em 24 horas, uma delas sempre durante a noite. Por isso é fundamental consultar a Tábua de Marés quando ainda estiver planejando a viagem. Preste atenção à lua e à hora exata da maré mais baixa na região de Ilhéus (o ponto de medição mais próximo).

Calcule tudo para estar um pouco antes da hora no ponto exato, o canto em que os corais quase tocam a praia. Dalí você vai ver de perto toda a transformação de Taipu.

Em no máximo duas horas, o mar volta a cobrir os corais e as ondas retornam à praia. As barracas na beira da praia lotam para o almoço e esvaziam depois conforme a maré sobe.

Onde comer em Taipú de Fora
Duas barracas grandes servem frutos do mar em frente à piscina natural de Taipú. A comida é boa mas os preços são salgados. Uma moqueca mista de peixe e camarão custa entre R$ 100,00 e R$ 140,00 para duas pessoas (valores de outubro de 2019).

A comida mais gostosa, na minha opinião, é a do Restaurante Buda Beach.

Uma opção de comida saborosa e barata é o Acarajé da Zezé, em frente à praia. Custa seis reais cada e é uma delícia. Só tome cuidado com a pimenta!

Aeroportos mais próximos:
Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães (Salvador)
Distância: 410 km – 7h30
Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus)
Distância: 127 km – 3h10
s