O The Original Farmer Market é um dos lugares mais frequentados em busca da comida slow food da Califórnia. Sim, Los Angeles não vive só de fast food.
Em 1880, A.F. Gilmore e um sócio compraram duas fazendas leiteiras em uma área rural de Los Angeles. Os sócios decidiram dividir suas propriedades dez anos depois e Gilmore assumiu o controle da fazenda e seu rebanho leiteiro, que hoje é a esquina da 3rd Street & Fairfax.
Em 1934, durante o período da Grande Depressão, os agricultores começaram vender seus produtos diretamente à população. O que era uma fazenda afastada do centro de Los Angeles, hoje fica no coração do West Hollywood.

O Farmer Market cresceu com o tempo e logo, além de frutas e verduras frescas, agregou mercearias.

A Torre do Relógio tornou-se um símbolo do Farmers Market em 1948, agora a torre abriga um Starbucks com a frase “An Idea”.

Assim, o Farmer Market tornou-se um dos principais locais onde moradores de Los Angeles vêm se encontrando e atraído cada dia mais turistas em busca de slow food.

Em 1936, o Farmer Market recebeu em 1936 um grande evento de arrecadação de fundos para a Cruz Vermelha, quando muitas estrelas de Hollywood foram trabalhar atrás dos balcões das tendas do Farmer Market.

A bela Ava Gardner passava no mercado para experimentar os chapéus de verão, quando jovem. Marilyn Monroe vestida como Miss Cheesecake 1953 inaugurou a loja Michael’s Cheesecake, de um ex-diplomata polonês chamado Michael Gaszynski. O presidente Dwight Eisenhower gostava de ir comprar manteiga de amendoim da Magee’s Nuts, os Beatles visitaram a mesma loja e cantor Frank Sinatra jantava na Patsy’s Pizza. A série Entourage, da HBO, encerrou seus episódios com cenas no Market e o apresentador e comediante Jimmy Kimmel costuma gravar no local.

Em 1939 o local foi a casa do Hollywood Stars, um dos dois times profissionais de beisebol de Los Angeles, antes dos Dodgers deixarem o Brooklyn e pertencia a um grupo, cujos acionistas eram o maior diretor de Hollywood, C.B. DeMille e a grande atriz Barbara Stanwyck.

O Farmer Market recebeu corridas de carros e a partir da década de 1980, bandas locais começaram se apresentar nas noites de sexta-feira. A ideia popularizou-se e o mercado estendeu durante o verão daquele ano, surgindo posteriormente o Thursday Night Jazz. Os shows acontecem até hoje, são gratuitas e duram todo o verão.

Hoje, o Farmer Market possui muitas lojas, entre elas:
– Padarias: Du-par’s Pie Shop (casa de tortas), Michelina Artisan Boulanger e T&Y Bakery,
– Lojas de produtos goumert: Monsieur Marcel Gourmet Market, Dragunara Spice Bazaar ( especiarias frescas, molhos e mix de temperos), Light My Fire (molhos picantes), Little John’s English Toffee House e a Magee’s (confeitos de nozes, macadâmia), Magic Nut and Candy Company (candy e gelys), Nonna’s Empanadas (empanadas doces e salgadas), T – Tea Shoppe (chás da China, Índia e Ceilão) e Zia Valentina.
– Sorveterias e produtos frescos: Local Ice, Farm Boy Produce, Farm Fresh Produce e Greenhouse.
– Açougues e peixarias: Farmers Market Poultry, Huntington Meats & Sausage, Marconda’s Puritan Poultry, Marconda’s Meats, e Monsieur Marcel Seafood Market.

Quem quiser comer no local, existem, várias barracas que servem produtos gostosos, com preçinho em conta. É possível almoçar com U$ 10,00 em uma mesa na área central do mercado, que geralmente lota durante o almoço e boa parte da tarde. Entre os restaurantes, pode-se escolher:
– Comida americana: Bryan’s Pit Barbecue, Charlie’s Coffee Shop, Du-par’s Restaurant, Fritzi Coop, Magee’s Kitchen (deliciosos sanduíches de patrami), Marmalade Cafe, Mixology 101, Papa Jake’s Sub Shop (hot dog’s, chili), Phil’s Deli & Grill, The Salad Bar e o Veggie Grill.

– Orientais: China Depot e o Peking Kitchen (culinária chinesa), Singapore’s Banana Leaf e o Sushi A Go Go (culinária japonesa).
– Brasileira: para que, não fica sem um arroz, feijão, churrasco a dica é o Pampas Grill.
– Italiana: Blaze Pizza, Buca di Beppo, Deano’s Gourmet Pizza e Patsy D’Amore’s Pizza.
– Outras culinárias: The Gumbo Pot (Cajun), Monsieur Marcel Bistro e The French Crepe Company (culinária francesa), Moishe’s Restaurant e The Village (culinária grega e do Oriente Médio), Chipotle (cozinha mexicana) e Tusquellas Fish & Oyster Bar (frutos do mar).
– Bebidas: Bar 326, Bob’s Coffee & Doughnuts, Coffee Bean & Tea Leaf, Coffee Corner, E.B.’s Beer & Wine, Starbucks e o The Refresher.

O Farmer Market também possui diversas lojinhas para bater perna, antes ou depois de um almoço. Algumas delas com produtos exclusivos e diferenciados. Uma é a Essence of Nature esta loja especializada em aromas relaxantes, óleos de aromaterapia, loções para a pele, sabonetes e potpourri. A Dewy Flowers possui flores, cactos, arranjos e plantas. Produtos para casa e presentes podem ser encontrados na By Candlelight especializada em velas, Cost Plus World Market (cama, mesa e banho), Sur La Table (belos objetos para decoração e cozinha) e Gadget Nook Gourmet, Gift & Gadget Nook (presentes). A Farmers Market Newsstand é uma livraria, a Taschen possui os produtos exclusivos da marca e crianças podem se distrair nas lojas de brinquedos Kip’s Toyland e Sticker Planet. O Farmer tem ainda uma loja da Zara e uma da Havaianas, se quiser pagar em dolar.
Endereço: The Original Farmers Market. 6333 W.3rd St. Los Angeles, Califórnia. O horário do Farmer Market é de segunda a sexta, das 9 h às 21 h , sábado, das 9 h às 20 h e domingo, das 10 h às 19 h.

Estacionamento: período de 90 minutos é gratuito, comprando de um comerciante do Farmers Market ou 2 horas grátis com a validação do ticket em de mercearias selecionadas. Os primeiros 15 minutos, após o período de validação dos 90 minutos, custam U$ 3 e U$ 1 por cada 15 minutos adicionais.