Na Janelinha para ver tudo

Toca da Tapioca, a melhor comida da Costa do Cacau

A Toca da Tapioca é um restaurante que muitos passariam pela frente sem dar muita atenção. Mas estar em Serra Grande, en e não almoçar ou jantar será um pecado sem perdão. O restaurante é parada obrigatória para quem vai passar pela região.

Peixe com almofadinhas de abobrinhas e acima peixe na folha da bananeira

Mas não pense que você encontrará somente tapioca, embora sejam deliciosas e recheadíssimas com 10 diferentes sabores salgados e doces, com combinações muito especiais, como: carne-seca com banana da terra, requeijão e pimenta.

Peixe coberto com frutas tropicais (manga e mamão) e farofa de castanha

Mas se você quer algo mais sofisticado e com ótimos preços, peça um dos pratos da chef e cozinheira baiana Deia Lopes, do bistrô Toca da Tapioca, prepara pratos incríveis da culinária baiana utilizando produtos locais.

A moquequinha baiana com batata chips e faroga

A apresentação dos pratos são magníficos, os ingredientes são frescos, o sabor é delicioso e o tempero têm aquele diferencial de comida feita com amor.

As delícias da chef Deia Lopes

Deia foi subchefe de cozinha de um milionário paulista que possui casa na região e depois passou algum tempo em São Paulo.

Peixe com coentro e purê de abóbora

Quando voltou, abriu em um pequeno espaço na pracinha para comercializar sua tapioca.

Saudades de carne? Um picaadinho deliciosa com arroz branco, salada verde e farofinha. Divino.

O sucesso foi tamanho que ela mudou para uma casa maior na esquina, uma casa charmosa e decorada como as casas da região, bem na pracinha central de Serra Grande.

O delicioso escondidinho de carne seca

Hoje você encontra no cardápio uma variedade de peixes, camarões, moqueca baiana, escondidinho e outras delicias. Para provar tudo é necessário muitas idas a Toca da Tapioca.

Saladas orgânicas, com folhas plantadas na região

As mesas sempre possuem lindas flores tropicais, típicas da região que te dão às boas-vindas.

A chef é uma das idealizadoras do Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande, que aconteceu entre 11 e 13 de outubro de 2019, que utiliza em suas receitas as delicias da região, como: cacau verde, biri-biri, ora-pro-nóbis, bertalha, taioba, amaranto, beldroega, ingredientes, tão comuns no sul da Bahia, que ganharam destaque nas mãos chefs convidados para o encontro.

Comida melhor que muitos restaurantes da capital da gastronômica do país: São Paulo

O festival já teve três edições, sempre no mês de outubro e a chef Deia Lopes é quem assina a curadoria do festival, que sempre conta com a participação dos chefs locais e convidados.

Barzinho do Toca

A maioria integra o movimento slow food, que sensibiliza centros urbanos a seguirem em direção a uma vida mais sustentável, muito praticado em locais como o norte da Califórnia.

Charme na simplicidade
O Festival de Arte e Gastronomia de Serra é realizado pelo coletivo Construção Coletiva Serra Grande Sustentável, Associação Cultural APA Itacaré Serra Grande e Prefeitura de Uruçuca. O evento terá patrocínio da Tabôa – Fortalecimento Comunitário e do Sebrae.
Casa bonita e arejada

Toca da Tapioca Restaurante
Praça Pedro Gomes – Vila Alta – Serra Grande

A delicadeza de receber bem
Deia Lopes
📞 73 – 99929 4494
As flores tropicais da região enfeitam a mesa