Nuremberg ou Nürnberg (pronuncia-se Nuremberga, em alemão) é uma cidade charmosa da região sul da Alemanha, ao norte de Munique, no estado da Bavária, mas no coração da região conhecida como Francônia.
Com grande importância histórica, cultural e gastronômica, a cidade é cortada pelo Rio Pegnitz e um convite para explorá-la caminhando, pois é muito fácil de se locomover no seu centro histórico.
Cidade verde, vibrante e ao mesmo tempo com uma atmosfera medieval, Nuremberg preserva seu castelo, o Kaiseburg e uma antiga muralha de 4 km em seu centro histórico.
O Altstadt, seu centro antigo foi em grande parte reconstruído em estilo enxaimel medieval.
Nuremberg é a segunda maior cidade da Baviera, com 500 mil habitantes e 1,7 milhão na sua região metropolitana.
A capital não-oficial da região da Francônia é vibrante, com muito movimento de turistas pelas ruas e, principalmente muito agradável no outono, quando sua paisagem ganha maravilhosos tons de amarelo, laranjas e vermelhos pois suas folhas ganham aquele charme especial.
Amei ir nessa época, outubro, quando é friozinho mas o sol toma conta da cidade medieval e tudo fica lindíssimo.
O mais bacana é que muitos bávaros andam à caráter pelas ruas de Nuremberg.
Um desfile de modas típicas da Bavária pelas ruas da cidade, principalmente aos fins de semana.
História de Nuremberg
A partir de 1219, a cidade que era uma cidade-livre Sacro Império Romano-Germânico, foi durante séculos a capital não declarada e residência da maioria dos reis alemães e tornou-se centro das artes. A cidade desenvolveu-se de maneira rápida durante os século XV e XVI, quando artistas famosos e intelectuais atuavam na cidade, transformando-a em um dos centros culturais e artísticos da Europa.
Cidade riquíssima, Nuremberg é um verdadeiro tesouro arquitetônico da Baviera e o mais famoso dos artistas alemães nasceu na cidade.
O artista do Humanismo e do Renascimento, Albrecht Dürer criou suas obras-primas entre 1509 a 1528 em Nuremberg. Sua residência, que hoje abriga um museu, a Albrecht Dürer Haus, foi onde Dürer desenhou em 1515, sob ordens do imperador Maximiliano I, uma carta celeste relativa aos hemisférios norte e sul chamada de Mapa Stabius-Dürer, tratando-se do primeiro mapa dos céus alguma vez desenhado.
Com sua aura medieval, os nazistas viram um palco perfeito para suas atividades, cooptando a classe trabalhadora de Nuremberg para suas fileiras. Era em Nuremberg que os nazistas faziam as reuniões do partido e organizavam o boicote aos negócios de empresários judeus.
Cercada de muralhas medievais, entremeada por vielas que parecem ter parado no tempo e edifícios de arquitetura gótica, a cidade pode parecer um pouco soturna à primeira vista.
Em 2 de janeiro de 1945 bombardeios dos aliados destruíram a cidade e mataram 6 mil pessoas.
Depois da Segunda Guerra, a cidade foi escolhida como o local para a instalação do tribunal que iria julgar os crimes de guerra dos nazistas, famoso Julgamento de Nuremberg, pois ela havia sido um símbolo do poder do Partido Nacional-Socialista.
Utilizando as pedras originais de quase todos os principais edifícios da cidade, inclusive do castelo e das igrejas do Altstadt, para a reconstrução de Nuremberg, foi devolvida a cidade a sua glória com ar medieval.
Pelo conjunto do rio, atmosfera medieval, castelo, torres, muralha e arquitetura enxaimel, caminhar por suas pontes e ruelas são um dos melhores programas para curtir a cidade.
Afinal a paisagem de Nuremberg é uma pin-tu-ra, se você tiver sorte de pegar belos dias ensolarados ela fica linda.
Quando ir:
Todos os meses são atraentes em Nuremberg. Na primavera já não é tão frio, em dezembro tem a Feira de Natal, no verão não precisa os casacos pesados e os dias são mais longos, Mas como escrevi mais acima, o outono é maravilhoso pelos tons avermelhados que as árvores. É lindo demais.
Como chegar:
Nuremberg fica a 170 km de Munique (2h30), 500 km de Berlim (5h15) e 227 km de Frankfurt (2h50). É possível fazer um bate-e-volta a partir de Munique, indo de trem rápido que dura aproximadamente 1h30.
A dica para poupar é usar os trens regionais e comprar o passe Bayern Ticket que sai por 27¢ para uma pessoa, com o bilhete que é válido de segunda a sexta, das 09h às 03h do dia seguinte, sábados, domingos e feriados vale da meia-noite às 03h do dia seguinte. O bilhete pode ser comprado para até cinco pessoas e vai acrescendo 9¢ mais, por exemplo, 2duas pessoas custa 36¢, três pessoas 45 ¢, etc….
Mas vou te dar um conselho, Nuremberg é muito bacana e vibrante, fiquei surpresa com a vibe da cidade e recomendo pelo menos 48 horas para passear com tranquilidade e conhecer cada canto dessa lindíssima cidade da Alemanha.
Eu fiquei três pernoites, pois cheguei em um fim de tarde vindo de Munique, mas tendo passado o dia em Bamberg. Mesmo fazendo esta viagem sozinha, aproveitei cada minuto nessa cidade.
Os trens chegam na Hauptbahnhof Nuremberg que fica nos limites anel central da cidade.
Como se locomover:
Nuremberg é uma cidade onde se faz tudo à pé, dentro do seu anel central. Não é necessário pegar metrô, a não ser que deseje conhecer o Reichsparteitagsgelände que é o local onde eram filmadas aquelas cenas de propagandas impressionantes das reuniões do Partido Nazista com o Füher.
São três linhas de metrô que passam pela cidade, com bilhetes simples custando 2,40 ¢, bilhetes (válido para cinco viagens curtas com até três paradas por 7,10 ¢, bilhetes de 10 viagens que podem ser usados por várias pessoas à 9,70 ¢. O bilhete de um dia é individual mas se comprado no sábado, vale também para o domingo em viagens ilimitadas.
Mas não se preocupe, caminhar é ótimo programa em Nuremberg, pois você verá todas suas torres medievais incríveis. O único porém é ir até o castelo Kaiserburg, que fica em cima de um morro e aí não tem jeito, nenhum transporte vai até lá. E ir devagar e em frente.
Onde ficar:
Eu fiz a Bavária sozinha e em Nuremberg fiquei em um hostel chamado Five Reason, a cinco minutos da Hauptbahnhof e já dentro dos muros medievais da cidade. O quarto feminino do hostel possuía oito camas e era moderno e com armários individuais com chave. O preço era 32 ¢ por dia, com café da manhã à parte. Tudo era novo e limpíssimo. Foi impecável.
A região próxima ao Hauptbahnhof Nuremberg é o melhor lugar para achar algum hotel mais em conta e logo próximo aos muros da cidade, onde estão todas as atrações.
Onde comer:
Nuremberg não é a cidade com muitas opções de restaurantes, achei até poucas opções. Na praça onde fica a Albrecht Dürer Haus existem uns cinco bares e restaurantes e ali servem sopas, salsichas, carne de porco e aqueles pratos “leves” alemães para saborear aquela cerveja.
A minha preferida para degustar por ali foi a Radler (pronuncia-se “rádla“, como me ensinou uma garçonete), uma cerveja com suco de limão.
Adorei, pois ela é mais docinha e não sou lá uma grande degustadora de cerveja, mas adorei a Radler.
A Hauptmarkt (mercado principal) possui alguns restaurantes e também diversas barracas, quiosques e food trucks e ali é ótimo lugar para comer a Nürnberger Rostbratwürstchen, as deliciosas salsichinhas assadas e picantes típicas de Nuremberg, geralmente vinda num delicioso pãozinho.
Custam, em média, de 3,50 ¢ a 4 ¢.
Outra atração dos food truck são os sanduíches de falafel no pão árabe, com muitas verduras, molho à base de iogurte com hortelã e são deliciosos, que custam 5¢.
O fast food norueguês Nordsee, com peixes empanados é uma ótima de almoço, com comidinha deliciosa e baratinho, como os combos por 5¢.
Onde comprar:
A rua mais movimentada com as lojas, drogarias, perfumarias é a Karolinenstraße, por ali você encontra Rossmann Drogeriemarkt, a DM Drogeriemarkt, Mango, Zara, H&M, Breuninger Nuremberg, Rituals, Müller Drogeriemarkt, Adidas, etc…. Aliás, as drogarias da Alemanha são incríveis e baratas. Renove seu estoque de cosméticos, com as marcas das próprias drogarias, que costumam ter preços imbatíveis. A Trend it Up é a marca jovem da DM e a Rival Me, da Rossmann. Um lápis de olho custa 1 ¢, batons 2 ¢, esmaltes 2,30 ¢, rímel 2 ¢.
As duas megas drogarias concorrem entre si e possuem marcas de produtos veganos, da Rossmann é a Alterra com produtos muitp bons.
Não deixe de comprar um pacote de Lebkuchen, as famosíssimas bolachas da cidade de Nürnberg. Além de muito tradicionais no Natal, elas são vendidas numa lojinha da Hauptmarkt.
Também na Hauptmarkt existem uma ou outra lojinha de souvenires para comprar aquelas lembrancinhas da viagem. UMa coisa é certa, você vai sentir saudades de Nuremberg.