Na Janelinha para ver tudo

Todas as dicas de Rothenburg ob der Tauber, na Alemanha

Uma das cidades mais charmosas da Rota Romântica do sul Alemanha é Rothenburg ob der Tauber , que significa dizer Rothenburg sobre o Rio Tauber,  o rio que corta a cidade, o Tauber. Rothemburgh está localizado no estado da Baviera, região administrativa da Média Francônia, no distrito de Ansbach.

A Markusturm ou Torre de Marcos

Rothenburg fica à 2h35 de Munique (235 km), de Nuremberg fica a 1h15 (85 km), Frankfurt está à 2h (170 km) e Würzburg à 45 min (62 km).

Telhados de Rothenburg vista da muralha medieval

A história da cidade começou no ano de 970, quando a área passou a ser posse do Conde Comburg-Rothenburg. Já no ano 1250 foi construída a estrada que ligava Ausgburg a Würzburg e que passava por Rothenburg. Atualmente, esta estrada é hoje parte do que chamamos de Estrada Romântica (ou Rota Romântica).

A rua Schmiedgasse, na área central de Rothenburg

Fazem parte da Rota Romântica, além de Rothenburg ob der Tauber, as cidades de Würzburg, Tauberbischofsheim, Bad Mergentheim, Feuchtwangen, Dinkelsbühl, Nördlingen,Donauwörth, Augsburg, Landsberg am Lech, Schwangau e Füssen.

Mirante do Visitar o jardim Burggarten

Os anos foram passando e a cidade foi transformada em Cidade Imperial em 1274, ano que Rothenburg obteve o título de cidade-livre do Sacro Império Romano-Germânico, mas seu maior desenvolvimento aconteceu no século XV.

A bela Marktplatz (praça do Mercado)

Entretanto em 1631 a cidade sofreu um grande cerco durante a Guerra dos 30 anos, pois lutava ao lado dos protestantes.

O Councillor’s Tavern

Assim perdeu a importância e seu desenvolvimento sofreu uma paralisação. Por um lado isto causou anos de atraso, mas por outro, é devido a esse fato que podemos apreciar a cidade como ela é hoje, com aquela cara de vila da Idade Média.

Belos prédios de enxaimel, o estilo típico alemão

A paisagem pouco mudou desde essa época e as muralhas de Rothemburg ainda cercam a catedral gótica, suas casas com frontões e suas ruas de pedra.

Prédios enxaimel na Marktplatz

A cidade possui as leis de preservação mais severas da Alemanha e a cidade é praticamente uma parque temático medieval. A cidade começa seu movimento lá perto do meio-dia, quando muitos ônibus e excursões de turismo chegam de diversas cidades para passar algumas horas em Rothemburg.

Uma das belas torres medievais da cidade

No fim da tarde a cidade começa a ficar vazia novamente e quando os ônibus vão embora, à iluminação amarela das ruas começam acender e dar uma outra atmosfera gótica.

A cidade é linda no outono

Uma curiosidade de Rothemburg é a cidade ter inspirado Walt Disney a criar a vila onde vivia Geppetto, em Pinocchio.

É impossível não fotografar cada cantinho

Quando ir:

Os melhores meses para viajar para a Europa, são o final de primavera e início de outono. Visitei esta região na segunda semana de outubro e o clima ainda estava bastante agradável, apenas uma jaqueta leve já resolve.

As cores avermelhadas das heras no outono

Sempre achei que a primavera seria o ideal para este tipo de viagem, mas a coloração das folhas das árvores e heras no outono embelezou a cidade, que parecia um set de filmagem.

Rothenburg é a cidade com as leis de preservação mais severas da Alemanha

E a cidade fica uma graça com seus enfeites de outono e de Halloween.

Os alemães adoram enfeitar suas janelas com motivos de cada estação

O outono é genial no outono e uma bela atração.

Vista para a área oeste da cidade

O dia estava ensolarado e foi perfeito.

As cores lindas do outono

Como chegar:

Para quem vai de carro, desde Frankfurt, Munique, Würzburg  ou Nuremberg, a cidade é toda murada mas conta com vários estacionamentos do lado de fora das muralhas que são pagos, mas baratos.

Estacionamentos na parte externa das muralhas

Deixe o carro em um deles, e daí basta entrar através dos muros e explorar suas ruas até chegar a Marktplatz, o coração da cidade.

Trens regionais que vão para Rothemburg e as cidades da Rota Romântica

A melhor forma de ir até Rothenburg ob der Tauber é utilizando o trem como meio de transporte.

Para quem vai fazer um bate-e-volta de cidades mais distantes, como Munique, Würzburg e Nuremberg, que ficam dentro do estado da Bavária, o ideal é comprar um passe diário estadual, o Bayern Ticket, que pode ser utilizado por até cinco pessoas para andar à vontade nos trens regionais da Bavária. Você paga de acordo com o número de pessoas, quanto maior o número mais econômico. Uma pessoa paga 27 ¢, duas pagam 36 ¢, 3 pessoas custa 45 ¢, quatro pessoas custa 56 ¢ e cinco sai por 63 ¢.

Trens regionais da Baviera

O único inconveniente é que durante a semana você só pode utilizá-lo nos trens regionais, a partir das 9 horas da manhã, mas a volta pode ser até às 3h da manhã (vale para viagens ilimitadas). No final de semana não existe restrição de horários , mas continua valendo somente para os trens regionais.

Lindas paisagens pelo caminho

Em dias de semana, saindo de Munique por volta das 09h30 (geralmente rumo à Nuremberg) e por lá pega-se mais três trens até chegar em Rothenburg. Leva-se, em média, 3h30 à 4h30 para chegar e o mesmo tempo para a volta. Lembrando que o bilhete vale até 3h da manhã. É um verdadeiro sacrifício. Bate-e-volta com mais de duas horas de distância torna-se um tormento pelo cansaço. Melhor dormir ou fazer a cidade no trajeto para outra.

Viajar de trem é ótimo, na Alemanha

A dica é reforçar o café da manhã e levar algum lanche no trem, quando a viagem é tão longa, as conexões são muito rápidas e esses trens regionais não possuem vagão restaurante ou serviço. Fique atento, pois as vezes o tempo é muito curto entre as conexões (5 minutos) e é necessário trocar de plataforma. Baixe o aplicativo de DB (Deutsche Bahn) e vá acompanhando o trajeto do trem pelo aplicativo.

Qualquer cidade da Rota Romântica envolve muitas trocas e conexões de trens

Se estiver em Nuremberg aí já vale muito mais o bate-e-volta de trem, que leva 2h20. Da Hauptbahnhof (estação central de trens) pega-se o trem regional até Neustadt (Aisch) Bahnhof, troca-se de trem com destino à Steinach e enfim, o trem até a Banhof Rothemburg (estação de trem).

O trem que vai \até Rothenburg parte da cidade vizinha Steinach

O último trem da conexão te deixa na estação ferroviária que atende a cidade. Eu estava de mochila (estava em um mochilão pela Baviera) então sai de Nuremberg por volta das 8h e e dormi em Rothenburg, nesse caso nem comprei o Bayern Ticket, mas a passagem regional normal (só de ida), que custou 11 ¢. Cheguei por volta das 11h e fui embora na manhã seguinte rumo a Würzbug. Vale à pena uma noite na cidade para curtir bem todo o clima medieval de Rothenburg.

Banhof de Rothenburg

Ah, para que está com bagagem a Banhof de Rothenburg é muito simples e nem é fechada. Então por ali não existem lockers (guarda-volumes). Então apenas vai passar o dia em Rothenbug e seguir para outra, as malas serão um verdadeiro problema nas ruas de pedra e alguns morrinhos. Por isso, na hora do planejamento, avalie dormir na cidade.

A Banhhofplatz (praça da estação de trens)

Um perrengue  pequeno que passei por lá, é que a máquina para comprar bilhete não está na estação central, como em todas as outras estações, mas dentro do trem e não havia opção de outras línguas que não fosse o alemão (geralmente as máquinas sempre oferecem a opção de inglês, espanhol e francês). Me atrapalhei um pouco porque ia pagar no cartão, mas um gentil jovem alemão me ajudou. Então, se você vai comprar na hora o bilhete da volta nas máquinas, não se surpreenda se não tiver a opção de outros idiomas. A opção é comprar no app da DB, baixado no seu celular e recebe o QR Code no seu email, na qual o agente da DB passará o scanner, quando passar pelo trem.

Estação de Rothenburg

A estação de trens (Bahnhof) de Rothenburg ob der Tauber fica muito próxima de um dos portões de entrada da cidade murada, o Rödertor (cerca de 5 minutos de caminhada).

Onde ficar:

Rothenburg é pequena e dentro da cidade murada ou próximo a estação existem muitos hotéis familiares.

O Hotel Gasthof Post

Eu optei por um hotel familiar chamado Hotel Gasthof Post onde o quarto individual custava 50 ¢, sem café da manhã e distante 5 minutos da Bahnhof  Rothenburg. Fiz pela Hoteis.com a reserva e paguei no próprio hotel.

Hotel familiar acolhedor

Cheguei antes do horário do check in e o apartamento estava vago e não tive problemas em entrar. Uma mão na roda.

Simples e confortável

O hotel era 4 minutos do Rödertor Anlage, uma das entrada da cidade medieval.

A Hohenner Tower

Onde comer:

A especialidade de Rothenburg são as schneeballen, um bolinho de massa em formato de bola, fritas com mais de 20 coberturas das mais variadas delicias, como chocolate branco, preto, acúcar de confeiteiro, nozes, etc…

Schneeballen, a delícia típica de Rothenburg

Os melhores lugares para comer são a Diller’s Schneeballen e a Zuckerbäckerei, ambas na Schmiedgasse, uma em frente da outra, próximas a Marktplatz.

Um gelato  nas backerey da cidade

Uma comidinha gostosa para quem gosta de oriental é o  China Restaurant Peking, que fica na Plönlein 4.

Comida muito gostosa e barata. Dois rolinhos, um yakissoba e um chopp ficou 15 ¢.

Onde Comprar:

A Schmiedgasse, principal rua da cidade

De volta aos arredores da Marktplatz, uma das atrações imperdíveis da “cidade do Natal” da Alemanha é justamente a maior e mais incrível loja de enfeites de Natal do mundo: a “Vila de Natal” da Käthe Wohlfahrt.

A linda loja Käthe Wohlfahrt.

A loja é linda e possui somente mais uma filial, em Bruges, na Bélgica.

Aqui eles produzem enfeites e itens de decoração natalinos lindíssimos, feitos em madeira pintados à mão, com muita riqueza de detalhes. Um dos símbolos da loja (e consequentemente do Natal na Alemanha) é a figura do Nussknacker ou “Quebra Nozes”, souvernir perfeito para trazer de uma viagem a Rothenburg.

Mas já aviso que tudo é muito caro para nosso sofrido real. Um pingente pequeno, dos mais em conta, começam em torno de 17,99 ¢.

Relógio-cuco da Bavária

Quer tal trazer um autêntico relógio cuco bávaro?

Loja de souveires

O lugar é a Geschenkehaus am Markt, a loja de souvenires que fica na Marktplatz.

Canecas de chopp de Rothenburg

Além dos relógios, aqui você encontra lindas e pesadas canecas de chopp trabalhadas, geralmente em cerâmica e pintadas à mão, além de enfeites de Natal, imãs, canetas e todo tipo de lembrancinhas.

Käthes Spielzeugladen é uma loja de brinquedos infantis educativos. Os açemães adoram brinquedos em madeira e os daqui são lindos. Outra loja da cidade é a Teddyland. Não tem criança e adulto que resista aos lindos brinquedos educativos.

A Käthes Spielzeugladen