Gent (no idioma original, o neerlandês), ou ainda Gante (em português), Gand (em francês) ou Ghent (inglês) são as diversas grafias dessa cidade medieval, dependendo do idioma, mas todas fazem referência a mesma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental.
Em seu passado, Gent já foi uma das mais prósperas cidades do norte da Europa.

Atualmente é a terceira maior cidade belga não tem mais a mesma relevância econômica, mas preserva o esplendor arquitetônico que lhe rendeu a alcunha de “Pérola de Flandres”.

Para muitos, Gent é a cidade belga que mais se assemelha a Bruges por conta de seu centro histórico cortado por rios e repleto de belos edifícios históricos, ruelas medievais e igrejas imponentes.

Acredita-se que Gent foi fundada no século IX, quando Balduíno I de Flandes (Balduino Braço de Ferro) construiu um castelo para proteger as abadias de São Pedro e S. Bavão das incursões vikings.

Na década dos 1980, Gent sofreu uma intensa restauração para tentar captar o turismo, como já fazia sua vizinha Bruges. Os edifícios e os canais foram limpos e as zonas industriais foram restauradas.

Gent consegue mesclar o que preservou do passado com o clima jovial e artístico típico das cidades universitárias e o resultado é uma cidade com atmosfera vibrante e pulsante que atrai turistas de todo o mundo.

Quase 20% da população de Gent (250 mil habitantes) é de estudantes, o que torna a cidade uma das mais animadas do norte da Europa.

Seu centro histórico não deixa a desejar em comparação com Bruges.

Como chegar:
De modo geral, o trem é o melhor meio de transporte para viajar internamente pela Bélgica. Gent possui duas estações de trem principais: a Gent Dampoort (mais próxima ao centro) e a Gent Sint-Pieters (um pouco mais afastada).

A estação Gent Dampoort é mais simples e menor.

Para um bate-volta até Gent, quando não queremos perder tempo com deslocamentos desnecessários, o ideal é pegar um trem que tenha como destino a estação Gent Dampoort.
Chegamos pro essa estação, vindas da Antuérpia e é uma caminhada de uns 20 minutos até o centro.

Os trens que circulam nas duas estação são em grande parte os trens regionais da companhia nacional Belgian Train, a SNCB.

O site e o aplicativo é muito fácil para comprar sua passagem, mas em setembro não tivemos problemas para comprar tudo na hora, nas máquinas das estações. Os trens estavam com pouco movimento e era verão. Mas era dia de semana.

Para ir embora fomos até a Gent Sint-Pieters para pegarmos o trem com destino a Bruges, onde iríamos pernoitar. Essa estação já é muito maior e mais estruturada que a Gent Dampoort.

Por conta própria:
Pegue um trem de Bruxelas (Zuid/Midi Station) até a estação Ghent St-Pieters

Preço: 9,90 euros (cada trecho, como Antuérpia x Gante ou Bruxelas x Gante) –outubro/2022. Já o trecho Gant x Bruges custa ¢ 6,80.

Excursões:
Existem até excursões de 1 dia por Gante e Bruges saindo de Bruxelas – algo que particularmente considero pouco tempo para conhecer as 2 cidades. O ideal é dedicar no mínimo 1 dia inteiro para Gent, já que o centro histórico não é pequeno e são muitas as atrações. Edifícios históricos, Igrejas, passeios de barco, cervejarias e até uma fortaleza medieval estão entre as atividades imperdíveis na cidade.

Quanto ficar:
Por estar situada a menos de 1 hora de trem ou de carro a partir das cidades mais famosas como Bruxelas, Bruges ou Antuérpia, Gent costuma ser escolhida como destino ideal para viagens do tipo “bate-volta”.

Nós fizemos um stopover, vindas da Antuérpia com destino a Bruges. Ficamos seis horas na cidade e conseguimos ver muita coisa e caminhar por todo o centro antigo. É perfeitamente possível conhecer todo o centro de Gent em seis horas a partir de Bruxelas, Antuérpia e Bruges.
Como se locomover:

A cidade possui um excelente sistema de tram da cidade, que fatalmente você vai ter que usar se sua chegada for pela Gent Sint-Pieters.

A estação fica relativamente longe do centro – dá para ir a pé, mas não recomendo porque o caminho é longo e sem graça.

Então pegue o tram número 1 e desça na parada Korenmarkt. O tram custa 3 euros por viagem.
O bilhete pode ser comprado na própria estação de tram, que está disponível em francês, holandês, alemão e inglês.

A região central até a estação Gent-Sint Pieters leva 15 minutos de tram.
Outras opções são caminhar, passear de bicicleta ou patinete é a melhor forma de se locomover por lá.

Gent é uma cidade plana é muito fácil para pedalar.

É possível usar os canais de Gent como meio de transporte: com o chamado Watertram há seis paradas de embarque e desembarque ao longo dos canais, passando por boa parte dos pontos turísticos.

O bilhete por €12,50 euros ou usar o barco incluído no Ghent City Card. Mais informações aqui. Já os passeios de barco comuns custam €15,50.

Onde comer:

O doce mais típico de Gent é o cuberdon, bala de goma com recheio melado, em formato de nariz, o mais pop é o de frutas vermelhas – mistura groselha, framboesa, mirtilo e amora, há até cerveja disso. Sabores como alcaçuz, tangerina e limão, porém, são menos enjoativos.

Um saquinho com meia dúzia dessas balas custa ¢5.

A Frites Atelier é a casa de batatas fritas mais famosa da cidade, com batatas super-crocantes e com diversas opções de molhos. Ela fica na esquina mais movimentada de Gant, na Groentenmarkt x Langemunt, próxima ao rio Lys.

Não falta em Gante lugares que sirvam os famosos waffles belgas, com certeza um lanchinha rápido para repor as energias da caminhada.

A Neuhaus é uma chocolatier das mais famosas da Bélgica e se intitula como a inventora dos praliné, aquela forma de confeitaria que contém, no mínimo, nozes culinárias – geralmente amêndoas, nozes e avelãs – e açúcar. Vale a pena conhecer. Essa loja fica na Groentenmarkt 16.

Com sede? Não deixe de provar os diversos ale das cervejas belgas em restaurantes ou nos bares que ficam cheios no meses mais quentes e nos horários que centenas de excursões chegam por ali.

Leia um post sobre as cervejas belgas aqui.

A região do Grote Markt é a que mais possui restaurantes, bares e cafés para aquela paradinha estratégica.

Onde comprar:

O calçadão de compras da Gent é na rua Langemunt, próxima ao Grote Markt.
