A Rua Mouffetard é um grande mercado ao ar livre, com dezenas de restaurantes, cafés, bares, boulangeries, vineries, fromageries, pâtissieries, charcuteries, boucherie, poissonerie, creperies, chocolatiers, frutarias e lojas de roupas, echarpes, chás, cd’s e discos antigos, produtos orientais e uma infinidade de outros produtos.
Todos os dias moradores do bairro frequentam o local, um dos mais antigos de Paris, em busca dos melhores produtos franceses: vinhos, champignon, crustáceos, queijos franceses, pães e doces quentinhos, verduras frescas, condimentos, chás, geleias e tudo mais que se possa imaginar.
Restaurantes gregos, marroquinos, franceses, chineses, italiana e argentina se espalham pela Place de la Contracarpe e arredores.
A parte mais baixa, próxima ao metrô é mais bacana devido ao mercado ao ar livre. Muitos dos restaurantes não servem mais uma comida de padrão elevado, como antigamente.
A região é uma área importante desde o período dos romanos, onde era a ligação de Paris com Roma. A Rue Mouffetard é uma das mais velhas da cidade. Nos séculos 17 e 18 seu nome era Grand Rue du Faubourg St-Marcel, e muitos prédios são daquele período.
A Casa de Chás L’Autre Thé é uma das melhores lojas de chá de Paris, com chás raros. Possui um salão para degustação de chá, que abre a partir das 13hs. Fica na Rue St-Médard, 1.
Ernest Hemingway viveu na Rue Descartes, uma continuação da Rue Mouffetard, quase na Place de la Contracarpe, no número 39.
A Rue Mouffetard já teve dias melhores, mas ainda é um grande passeio para conhecer uma feira de rua parisiense.
No final da rua, na Place de Médard fica a delíciosa Pâtissier Carl Marletti, que foi o chef do Café de la Paix, na rua Censier, 51.
A região continua sendo um ótimo lugar para ver uma Paris diferente, se misturar aos parisienses que vão as compras e provar algumas delícias da gastronomia francesa, com preços mais camaradas.