A Trafalgar Square é imensa e é impossível não ficar impactado quando se depara com esse monumental espaço localizado entre o rio Tâmisa, o West End, o Whitehall e o Convent Garden.
O principal ponto de aglutinação dos manifestantes em comícios na capital londrina, a praça Trafalgar Square, abrigou um antigo estábulo real.
Sua construção iniciou-se em 1830, por John Nash.
Uma grande coluna de 50 metros, conhecida como Coluna de Nelson, fica no meio da praça, é uma homenagem ao almirante Lorde Nelson, famoso personagem da Marinha Britânica, que foi morto na Batalha de Trafalgar, na costa de Cádiz, na Espanha, em 1802, enfrentando Napoleão Bonaparte.
A coluna foi colocada em 1842 e em 1940 descobriram-se os planos da SS nazista para transferi-la para Berlim, após uma aguardada invasão alemã a Londres. Em 1867, foram acrescentadas nela as estátuas de Os Quatro Leões.
Outras estátuas, bustos, esculturas equestres e uma fonte foram sendo acrescentadas a praça
A Trafalgar Square é tradicionalmente utilizada para grandes comemorações, como a inauguração da árvore de Natal da cidade, a celebração do Ano Novo e o Dia da Vitória.
Em 7 de julho de 2011, a première do último filme da série Harry Potter foi realizada na Trafalgar Square, sendo a primeira vez e única que um filme teve sua première na praça.
O National Gallery um dos melhores museus do paísO lado norte da praça fica o renomado museu National Gallery e seu anexo. Na face oeste está a Canadá House e no lado leste a África House. Ao sul está os Grand Building, que foram restaurados.
Do outro lado da praça está a St Martin-in-the-Fields Church, uma igreja do século XIII onde estão enterradas pessoas importantes de Londres.
A atual igreja foi construída em 1726 e seu estilo arquitetônico foi muito copiado nos Estados Unidos. Ela serviu de abrigo durante os bombardeios da II Guerra Mundial. A igreja anglicana abre todos os dias das 9h às 18h.
Outra atração são os arcos Admiralty Arch, que dão na via The Mall, o acesso ao Palácio de Buckingam.
O arco foi projetado em 1911 para a reconstrução da via The Mall, que liga a Trafalgar Square até o Palácio de Bunckinghan, em homenagem a Rainha Vitória.
As rotas de ônibus de Londres 3, 6, 9, 11, 12, 13, 15, 23, 24, 29, 53, 87, 88, 91, 139, 159, 176 e 453 passam pela Trafalgar Square.