Habitada há sete mil anos, Atenas é o berço da civilização ocidental. Só isso bastaria para classificá-la como uma das cidades mais interessantes do mundo. Seus primeiros prédios foram encomendados por Péricles. O estadista considerado o “Primeiro Cidadão de Atenas” mandou construir alguns dos fabulosos templos da Acrópole, que são os cartões postais da cidade.
Os vestígios da criação e auge do mundo grego ainda estão bastante presentes, mas, em um passado mais recente, alguns acabaram se perdendo ou não sendo conservados. Belas igrejas bizantinas ainda estão espalhadas pela cidade.
Para muitos, Atenas é somente uma passagem a caminho das Ilhas Gregas e por isso acabam dispendendo pouco tempo para conhecê-la. Nossa dica é reservar pelo menos três dias para visitar a cidade. Acostumada a receber turistas, a capital grega é acolhedora e grandiosa, com agradáveis restaurantes ao ar livre e, onde quer que se vá, cheia de sítios arqueológicos. Nas ruas há também muitas lojas de artesanato e jóias.
Em Atenas se leva a vida ao ar livre e a noite é cheia de bares e baladas. Os shows de música ao vivo acontecem do fim da primavera até o início do outono. Um bom programa para o casal ou para sair com os amigos e a família é jantar sem pressa embaixo das buganvílias, degustando um bom vinho branco e saboreando os tradicionais pratos da culinária grega, como a greek salad, moussaka ou pito gyros.
Atenas é colorida, cheia de prédios antigos e o povo ateniense é simpático e acostumado com os turistas, para os quais dá muita atenção.
O primeiro dia de visita pode começar por um passeio pela monumental Acrópole,que leva em média três horas. Devido à quantidade enorme de turistas que visitam o local, é conveniente ir o mais cedo possível pela manhã, pois depois das 11 horas chegam centenas de ônibus dos cruzeiros que aportam em Pireus. Após esse horário, também é o período em que o sol fica mais escaldante.
É uma verdadeira maratona grega subir até o alto da Acrópole, então, use roupas bem confortáveis, tênis e não esqueça de um boné, óculos escuros e protetor solar.
Entre os principais prédios da Acrópoles, o Partenon foi construído em homenagem a deusa grega Athina ou Atenas.
Outro prédio fenomenal é o Erecteion, um templo com as lindas cariátides, figuras gregas femininas que sustentam o telhado do templos e que são reproduzidas mundo afora pelos arquitetos.
A Acrópole é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, desde 2007.
O Museu da Acrópole é um prédio ultramoderno de vidro e aço, construído em 2009, que abriga 4 mil achados arqueológicos do local. Depois da visita à Acrópole e antes de seguir para conhecer o museu, recupere as energias no restaurante localizado no segundo andar, que também propicia uma magnífica vista da cidade.
Não deixe de conhecer os fabulosos teatros de Odeon de Herodes e o Teatro de Dionísio, um dos mais importantes teatros da Grécia Antiga, o berço da tragédia e do teatro ocidental, que ficam próximos do museu.
Depois de conhecer a Acrópole é hora de curtir e caminhar pela Plaka, o ótimo bairro central aos pés do monumento mais conhecido do país, bater perna e escolher um entre dezenas de deliciosos restaurantes, com suas mesas ao ar livre, muitos dos quais com vista para a Acrópole iluminada.
O segundo dia pede uma visita ao Museu Arqueológico Nacional, de 1891, que tem em seu acervo os grandes achados arqueológicos de arte grega, como a máscara de Agamenon, toda em ouro, jóias helênicas e livros raros achados nas ruínas de Troia.
O bairro de Monastiráki, no centro antigo da região, tem uma praça movimentadíssima e prédios históricos bizantinos, além de muitos sítios arqueológicos próximos, localizados ao lado da Ágora Antiga, como a Torre dos Ventos.
O chamado Horológio de Andrônico é uma torre de mármore octagonal, construída em 50 a.C. por Andrônico de Cirro. Outro importante monumento é Templos de Hefesto. Entre o Museu Arqueológico e a Ágora Antiga, dê uma paradinha no bairro de Psirri, com ótimos e baratos restaurantes gregos.
As Escadarias da Plaka são uma ótima opção para dar uma pausa, pois é um lugar agradável e sempre procurado por gente bonita.
Monastiráki tem o nome originário de uma igreja do mosteiro Monastirakiou. É onde fica o mercado de pulgas de Atenas, o Monastiraki Flea Market, um lugar bem interessante, onde circula muita gente.
De Monastiráki siga do início ao fim pela Rua Adrianou, que é cheia de lojas, e aproveite para comprar um monte de bugigangas adoráveis de lembrança, como camisetas com estampa de olho grego, pulseiras de prata, almofadas, chaveiros, enfeites para casa.
Não faltam opções para levar dezenas de souvenires baratinhos e lembrancinhas de olho grego.
Até chegar aos sítios arqueológicos do Templo de Zeus Olímpico, um bela ruína de um templo antigo dedicado a Zeus, o rei dos deuses do Olimpo, e o Arco de Adriano, feito em mármore de 18 metros de altura. O arco foi construído por volta do ano 131 d.C, para separar a Cidade de Teseu (cidade velha) da Cidade de Adriano (cidade nova).
A tarde pede uma caminhadinha pelos bem-cuidados Jardins Nacionais – os Nationals Gardens, em direção a Praça Syntagma. Os jardins são um um agradável parque público onde ruínas e colunas coríntias ainda sobrevivem ao tempo.
Siga até o famoso Parlamento Helênico, onde em 2011-2012 aconteceram as manifestações gregas contra a União Européia. Em fevereiro deste ano, 1,5 milhão de pessoas se reuniram em frente ao parlamento para protestar contra a utilização do nome Macedônia, pela antiga república iugoslava.
Protestos à parte, no parlamento há a troca de guarda dos soldados, muito procurada por gregos e turistas, que acontece de hora em hora para guardar o Túmulo do Soldado Desconhecido. Aos domingos, 10 horas da manhã, acontece uma apresentação mais demorada da troca de guarda.
A grandiosa e bela Praça Syntagma, que fica em frente ao Parlamento abriga alguns belos prédios, como o do grandioso Grande Hotel Britania.
Reserve o terceiro dia em Atenas para ir ao Porto de Pireus, almoçar em um dos muito restaurantes da região e na volta conhecer o Museu Benaki, com sua coleção de jóias, trajes e cerâmicas da Grécia e do Oriente Médio. Para completar, passe o final da tarde no elegante bairro de Kolonaki, com suas lojas de grife e de estilistas gregos.