Hanôver é a capital da Baixa Saxônia, maior estado do país, localizado no noroeste da Alemanha. Hanôver não é uma das cidades mais procuradas para turismo do país, mas tem suas atrações como seu centro histórico, lindos jardins barrocos e museus interessantes, geograficamente é atravessada pelo rio Leine.
A cidade é conhecida por atrair muitas feiras e exposições que fizeram sua fama após receber a Expo-2000, a feira internacional, que ajudou a cidade a se tornar um importante centro industrial, tecnológico e de negócios, considerada a mais verde cidade alemã.
A feira mais importante que acontece na cidade é a CeBIT, de tecnologia.
Construída por volta de 1100 a.C., a história da Hanôver é marcada pela sua ligação com a Inglaterra, quando no início do século 18, monarcas da Casa de Hanôver governaram por mais de 100 anos o Império Britânico.
Outro fato marcante na história da cidade é que a cidade teve seu centro histórico completamente destruído em 1944 devido aos bombardeios dos países aliados, após 88 bombardeios.
Casas em enxaimel da Alstandt
A cidade pintou uma Roter Faden ou uma linha vermelha nas calçadas da sua área central, que passam pelas principais atrações do centro histórico.
Aegidienkirche
Para não ficar muito corrido uma passagem pela cidade, o ideal é ao menos pernoitar para conhecer os Jardins Herrenhausen, que ficar umas 36 h em Hanôver. Chegamos uma manhã, por volta das 10h e fomos embora no dia seguinte por volta das 13h30, rumo a Bremen. Conhecemos praticamente tudo, exceção de museus pelo tempo restrito.
Vale também combinar a visita à Hanôver com uma passada em Bremen que fica somente à 1h30 de trem e é uma cidade-estado localizada na Baixa Saxônia ou Hamburgo, a outra cidade-estado localizada 1h30 ao norte. Berlim fica menos de 2h à leste de Hanôver.
Como chegar:
O Aeroporto de Hanôver possui muitas conexões com da Lufthansa, Air Berlim e German Wings. Outro meio de transporte são os ônibus, principalmente da Flixbus, empresa alemã que atua em toda Europa, por onde passam ônibus inclusive para cidades europeias, como Praga (República Tcheca), Amsterdã (Holanda) e Antuérpia (Bélgica), com preços em promoção quando comprados antecipadamente.
Eu optei por trem regional, mais em conta, pois estava no estado vizinho, a Westfália-Renânia do Norte, uma viagem de três horas devido as conexões e aproveitando, na época, um bilhete chamado 9 euros lançado pelo governo alemão devido a Guerra da Ucrânia, mas que durou somente por três meses.
Além disso, muitas linhas internacionais de longa distância operam via Hanover, de modo que a cidade também pode ser acessada, vindo do exterior, além de ser alcançada por transporte regional de toda a Baixa Saxônia ou outros estados da Alemanha.
Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da DB – Deutsche Bahn, a companhia de trem da Alemanha, que vende as passagens internacionais, nacionais e de trens regionais no seu site ou pelo App. Compre sempre com uma antecedência mínima de três meses e conseguirá os melhores preços promocionais.
Para isso baixe o aplicativo da DB, faça seu cadastro e pesquise as rotas, preços, conexões, trens regionais, horários, menor tempo, etc….Dificilmente o site da DB aceita cartões de crédito do Brasil, mesmo com que estejam liberados para compras no exterior. Creio que deve ser porque o ip do seu computador e celular fica no Brasil. Assim, a maneira para resolver de imediato é cadastrar seu cartão no Paypal. Comprei muitas passagens dessa forma e foi a que resolveu.
Também é possível comprar os tickets de trens na própria estação, mas são pouquíssimos os guichês com atendimento presencial, longas filas e eles falam em alemão. Aliás, os alemães não são muito chegados em falar em inglês, não porque não saibam, mas não porque gostam e não fazem questão mesmo.
Somente nas metrópoles os mais jovens não se importam ou nos hotéis e alojamentos. Aí o melhor mesmo é comprar na máquina, as Fahrkarten. Além da língua alemã, as Fahrkarten operam também em inglês, espanhol e francês.
Hanôver é um grande entroncamento ferroviário com chegadas e saídas para muitas cidades, entre elas Hamburgo, Bremen, Berlim, Munique e Colônia. Por ali também passam os trens para Amsterdã, vindos de Berlim.
A Hauptanbanhof de Hanôver (estação central) fica na área central da cidade, como a grande maioria das estações centrais das cidades alemãs.
Por isso viajar de trem pela Alemanha é excelente, não sendo necessário grandes deslocamentos para chegar no seu hotel, se escolher algum na região.
Nas hauptbahnhof você acha de tudo, desde drogarias (que não são farmácias, pois não vendem remédios), restaurantes, padarias, cafeterias, etc…
Onde ficar:
Sugiro procurar um hotel próximo a Hauptanbanhof para poder ir fazer tudo caminhando. O centro histórico fica a 10 minutos de caminhada, a partir da Ernest August Platz, a saída da estação ferroviária central.
Como se locomover:
Mas se você é preguiçoso e quiser circular pelo centro sem caminhar, pode comprar um bilhete individual ou um bilhete de grupo, válido para até 5 pessoas viajando juntas. O sistema de transporte público funciona praticamente da mesma forma em quase todas cidade da Alemanha.
Compra-se o ticket nas máquinas de venda, valida-se o ticket nas maquininhas pequenas na entrada da plataforma e já pode usar no metrô, nos ônibus ou trams (bondinhos). Por lá também não há catraca, basta guardar o passe validado o tempo todo, caso apareça um fiscal. Vale a confiança, mas caso o fiscal te peça e você não tenha o ticket ou não o tenha validado, a multa geralmente custa 60 ¢.
O bilhete pode ser comprado em qualquer estação. A estação de tram e de U-Bahn mais central é a Kröpcke Station, na Georgstraße, na zona comercial da cidade, onde convergem todas as linhas de bondes/tram da cidade.
As estações de bonde que circulam pela área central ficam próximas às estações do U-bahn. Mas reforço que só pegamos transporte para ir ao castelo e jardins Herrenhausen.
Valores dos passes de transporte público para uma zona:
- Single ticket (1 viagem): 2,60 euros
- Day ticket (1 dia): 5,20 euros
- Day ticket for groups (1 dia para até 5 pessoas): 10 euros
Com esses valores, sempre valerá a pena comprar o Day ticket se estiver sozinho e quiser ir em áreas mais distantes, ou o Day ticket for groups caso esteja acompanhado. Lembrando que essa conta foi feita com base em 1 zona (existem 3 na cidade) que é o que interessa para nós turistas. Você pode ver todos os detalhes no site oficial da GVH.
Comer barato:
São muitos os lugares para se comer em Hanôver, mas dá para ser mão-de-vaca quando se passa três meses batendo perna e os euros precisam render. Abaixo, algumas dicas para não gastar muito em Hanôver.
Em Hanôver o ponto de encontro é o Markthalle, um mercado com vários quiosques com produtos típicos e regionais, assim como comidinhas de outros países como Turquia, Espanha, México, África do Sul e Itália. É possível encontrara bons pratos a partir de 6 ¢, geralmente de comida turca.
Endereço: Karmarschstrasse 49
Horários: de segunda a quarta, das 7 às 20h, quintas e sextas, das 7 às 22h e aos sábados, das 7 às 16h
Hanôver possui diversas barracas pelos seus calçadões onde é possível encontrar os famosos embutidos alemães, como o Bratwurst e o Currywurst, os mais tradicionais pães com salsichas da Alemanha. A bratwurst é feita de carne de porco, vaca e em algumas vezes, vitela. Geralmente são assadas, servidas com pão alemão. Já a currywurst é temperada com ketchup e curry. Você pode encontrar várias barraquinhas que vendem estas salsichas, e é bem comum comer em pé já que é uma refeição rápida. Elas custam entre 3,50 a 5 ¢.
O pretzel, que na Alemanha se chama brezel, são fáceis de achar em quiosques. O popular pãozinho alemão não é igual aos que são vendidos como encontramos no Brasil. Na Alemanha o brezel é salgado e ainda levemente salpicado com sal grosso.
O pão aliás, é um item muito consumido pelos alemães. Outra opção barata é comer em uma bäckerei, as padarias. Os populares pães do país podem ser doces e salgados, dos mais variados formatos, com sementes variadas, mas sempre frescos. A Hauptbahnhof sempre é um local fácil para encontrar várias com grande oferta de bäckerei.
Outra opção para comer baratinho é o mercado Edeka, que possui balcões com comida japonesa, frios, saladas prontas ou para montar na hora, frutas, pães, queijos e bebidas. Uma bandeja de comida japonesa custa entre 9 e 14 ¢. Aí é só achar um banco em alguma praça para saborear o seu almoço, principalmente nos dias de verão.
Além disso é fácil encontrar restaurantes descolados na área comercial, que compreende as ruas Georgstrasse, Karmarschstrasse e Bahnhofstrasse.
Os famosos calçadões de pedestres guardam grandes lojas de departamento e shoppings como a Galeria, na Ernst-August, além da passagem subterrânea chamada Passeio de Niki de Saint.
Cervejas na Altstadt, a cidade antiga
Já para tomar aquela cervejinha alemã procure os pubs da Altstadt, a cidade antiga de Hanôver. A região é gostosa, cheia de pubs e bares entre as casas de estilo enxaimel, todas reconstruídas após os bombardeios da Segunda Guerra, tal como eram anteriormente. Os canecos de cerveja custam de 2,40 ¢ a 5,50 ¢ (300 ml a 500 ml). Não se espante se a cerveja estiver morna.
Acompanhe os próximos posts com as principais atrações de Hanôver.