Após uma breve passagem por Colle di Val d’Elsa seguimos ao próximo pit stop da região: Monteriggioni.
É possível passar algumas horas em Volterra e seguir para Siena, dando uma parada de umas duas horas em Monteriggioni.
O acesso para o vilarejo de Monteriggioni é a SR 068. Chegando em Colle di Val d’Elsa, o motorista deve acessar a SP 5 até o vilarejo. Monteriggioni fica distante 40 km de Volterra (50 minutos), 30 km (40 minutos) de San Gimignano, 56 m (uma hora) de Florença e 21 km (25 minutos) de Siena. As diferenças no tempo deve-se ao fatos que algumas rodovias são regionais e outras são rodovias mais rápidas. De carro sempre é mais confortável. Mas é possível ir por outros meios, com um pouquinho de sacrifício.
Chegando em Castellina são mais dois ônibus até Monteriggioni. O ônibus 125 sai três vezes ao dia até Fontebecci. São 18 km de distância em um trecho que dura 30 minutos. Já em Fontebecci, o ônibus que vai a Monteriggioni é o 130, com cinco horários diferentes para um trajeto de 10 km O primeiro trecho fica de 4 a 6 euros. O segundo trecho fica de 1 a 2 euros. Um verdadeiro trabalhão. E isso é só a ida.
Já de Siena até Monteriggioni pode-se ir de ônibus, são cinco viagens por dia, a viagem dura 25 minutos e parte da Piazza Antonio Gramsci. O preço da passagem varia de 3 a 5 euros. Para quem estiver em San Gimignano,deve pegar o ônibus 130, que vem de Florença, cinco vezes ao dia. De San Gimignano a Monteriggioni a viagem dura uma hora e custa de 6 a 8 euros.
O número de ônibus é o 130. Um táxi custa entre 19 e 25 euros. Pelo menos em sites de busca de táxi.