Na Janelinha para ver tudo

Um roteiro a pé, pelo 4º arrodissement

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O 4º arrodissement não possui muitos turistas, mas é um belo passeio por uma Paris menos procurada e muito antiga. Localizada na margem direita do Rio Sena, vai da Notre Dame, na Île de la Cité , Passa pela Île St-Louis até a Place Bastille e Place des Vosges, a leste, segue pelo Marais histórico na Rue des Francs Bougeoais, ao norte até o Centre George Pompidou e Hôtel de Ville, a oeste.

O arrodissement é dividido em:
– Quartie Notre Dame, que pega a região da catedral e a Île St-Louis.
– O Quartier Saint-Merri, no Hôtel De Ville até o Centro George Pompidou e a Rue de Pont-Neuf.
– O Quartie Saint-Geravais vai do Hôtel de Ville até a Rue Saint Paul e Place des Vosges.
– O Quartie de L’Arsenal vai das Rue Saint Paul até o Boulevard de la Bastille, Place de la Bastille e Place des Vosges.

início do 4º arrodissement
Hôtel de Challois de Luxembourg

As principais atrações do arrodissement Hôtel-deVille são a própria mansão, o Hôtel des Sens onde fica a Bibliothèque Forney e o Hôtel de Dieu, o Hôtel de Sully, as Ruas Charlesmagner, Fauconnier, Saint Paul, Rue Saint Antoine, Rue de Rivoli, a Catedral de Notre Dame, a Eglisé  St-Gervais-et-St-Protoais, a Eglisé Saint Louis en Île, a Paroisse Saint-Paul-St-Louis, o Memorial de Shoah, o Centre Pompidou, o bairro Le Marais e a Torre de Saint Jacques.

Rue de Figuier                                                                                     Hôtel des Sens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comece seu passeio no Hôtel de Sens (1 rue de Figuier), é um dos poucos exemplos de arquitetura medieval em Paris, e é a sede da Biblioteca de Arte Forney. Com uma arquitetura gótica-flamboyandt, muitas famílias nobres habitaram o local, entre eles, os Bourbons, os Guises e pelo cardeal de Pelléve. O hôtel abre de quartas e quintas, das 10 as 19h30 e terças, sextas e sábados, das 13hs as 19h30.

Rue du Fauconnier

 

        Rue Charlesmagne

A Rue de Fauconnier quer dizer Rua dos Falcoeiros e é uma das belas rua medievais do Quartier Saint-Gervais. A Rue Charlesmagne, em homenagem ao rei do Sacro Império Cristão, é um belíssima ruazinha de pedras, com prédios medievais conservados e bastante agradável para um passeio. Essa é uma das mais antigas áreas residenciais de Paris.

 

Outra rua belíssima, a cara de uma Paris medieval é a Rue Saint Paul. Parece ter parado no tempo. Até hoje a rua possui algumas passagens medievais.

Rue Saint Paul
Rue Saint Paul

 

Rue Saint Paul
Rue Saint Paul

 

Rue Saint Paul
Rue Saint Paul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rue Saint-Anthoine é uma continuação da movimentada Rue de Rivoli, que corta todo o centro de leste a oeste.

Rue Saint Antoine
Rue Saint Antoine

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No século 18 a rua era conhecida pelo seu Carnaval.

Rue Saint Antoine
Região de Saint Antoine, em 1550, com a Bastilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguindo pela Rua Saint Antoine chega-se a histórica Place de la Bastilha. A região do 4º arrodissement é muito histórica e esse roteiro continua pelo Hôtel de Sully a na Place des Vosges, com posts específicos desses locais. São belos lugares, que merecem uma atenção especial.

O passeio finaliza na Place de la Bastille, onde não há mais vestígios da prisão que foi atacada pelos revolucionários em 14 de julho de 1789, que foi o estopim para a Revolução Francesa.

Hoje a Bastilha é uma ampla praça, cruzamento de várias avenidas movimentadíssimas: A Saint Anthoine, Boulevard Richard Leinor, Boulevard Beaumarchais, Rue de la Roquette, Rue du Faubourg St-Anthoine, Charenton, Rue de Lyon e Boulevard Bordon.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Colonne de Juilliet é um monumento contruído em honra as vítimas da Revolução Francesa. A Ópera National de la Bastille é outra atração da praça.