O Van Gogh Museum na Holanda

A maior coleção de obras de Vincent van Gogh está no museu que tem o seu nome, em Amsterdã. O Museu Van Gogh foi criado em 1973 e construído em um prédio baseado no projeto modernista do arquiteto Gerrit Rietveld, do movimento De Sitjl.

Fachada do Museu Van Gogh

Em 1999, o museu ganhou uma nova ala construída pelo arquiteto japonês Kisho Kurosawa. Em 2017, a instituição recebeu 2,3 milhões de visitantes, sendo o museu mais visitado do país e o 23º do mundo.

Arquitetura do Museu Van Gogh

Grande parte do acervo do Van Gogh Museum é a que estava com Theo van Gogh, irmão mais novo do pintor holandês, que era comerciante de arte e reuniu 200 telas, 500 desenhos e 850 cartas que Vincent escreveu para ele e amigos.

Obras pertencentes ao irmão mais novo do pintor

Vincent Van Gogh nasceu em 1853, em Zundert, e começou a pintar em 1880.

O maior acervo do pintor holandês

Em 1885 mudou-se para Paris e depois foi para Arles. Profundamente instável, cortou sua própria orelha após uma discussão com o pintor Paul Gauguin.

Van Gogh passou um tempo internado em um hospital psiquiátrico em Saint-Rémy. Em 1890, o artista se suicidou.

O Quarto de Dormir em Arles (reprodução Wikipedia)

Alguns dos quadros mais famosos do pintor estão no acervo do museu, como ‘O Quarto de Dormir em Arles’ (1888), que foi pintado para comemorar uma certa independência financeira de Van Gogh, quando morava no interior da França. Outras duas versões da obra estão no Instituto de Arte de Chicago e no Musèe D’Orsay, em Paris.

Os Girassóis (reprodução Wikipedia)

O famoso ‘Os Girassóis’ (1889) usou tons de amarelo, vermelho e verde e é um dos quadros mais procurados do museu.

Campo de Trigo e Corvos (reprodução Wikipedia)

O ‘Campo de Trigo e Corvos’ (1890)  foi uma de suas últimas obras e mostra a profunda angústia do pintor.

Amendoeiras em Flor

As belas ‘Amendoeiras em Flor’ é outros dos seus belos quadros em tons com matizes em azul.

Um Museumshop de tirar o fôlego
Outras obras do acervo são ‘A Casa Amarela’ (1888), ‘Auto-retrato’ (1888), ‘Avenida dos Álamos no Outono’ (1884), ‘Crânio de um esqueleto com cigarro aceso’ (1886), ‘Agostina Sentada no Café du Tambourin’(1887), ‘Vista de paris do Quarto na Rue Lepic’ (1887) e ‘O Zouave’ (1889).
Prédio moderno

Uma das maiores curiosidades sobre o museu, aconteceu em 1991, quando 20 pinturas foram roubadas, entre elas a famosa ‘Os Comedores de Batatas’.

Ótimo espaço

Os ladrões foram presos 35 minutos depois e todas as pinturas roubadas foram recuperadas de um carro abandonado. Um dos maiores assaltos a museus do mundo.

Em 2002, duas pinturas foram roubadas do museu e foram recuperadas somente em setembro de 2016, em Nápoles, Itália, sendo devolvidas.

Endereço

O Museu Van Gogh fica na Museumplein, 6.

Ingresso salgado, mas museu imperdível

O museu abre de domingo a quinta, das 9 h as 19 h, e sextas e sábados até as 21 h.

Sinalização do museu

Preço dos ingressos

Os ingressos só são vendidos online, também com o cartão I Amsterdam City Card. Agende sua visita com bastante antecedência. Adultos, entrada incluindo guia multimídia 23 € (holandês, inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, mandarim, japonês e russo), adultos 18 € crianças e jovens (0-17 anos anos) grátis.

Adquira seu ingresso antecipado, pois as filas são enormes

O Museu Van Gogh tem cafeteria, guarda-volumes e uma loja de lembrancinhas do museu incrível. E eles são implacáveis com máquinas fotográficas e celulares em frente as obras de Van Gogh.

Como chegar:

– Estação Central de Amsterdã: tram 2 e 5 (parada no ponto Rijksmuseum) e o tram 16 (parada Museumplein).

Se quiser comprar seu ingresso antecipado para não pegar filas, com nosso parceiro holandês, clique aqui e nos ajudará a manter os custos do site, sem pagar nada mais por isso.