Fortalezza Mediccea |
A antiga cidade etrusca de Volaterrae, criada no século 9 a.C. se chama atualmente Volterra. A cidade está localizada em um vale da Toscana conhecida como Val di Cecina. Do seu início até o século 4 a.C., Volterra foi totalmente dominada pelos etruscos.
Muito desenvolvida para o período, a cidade começou a ser alvo da cobiça dos romanos, que atacaram em 4 a.C. Com o declínio do Império Romano, Volterra tomou outra característica. Na Idade Média foi dominada e habitada por bispos.
A Fortalezza Mediccea foi construída no ponto mais alto de Volterra e abrigava uma prisão política para os inimigos da Família Medici.
Localizada estrategicamente no alto de uma montanha, podia-se ver todo mundo que se aproximava da cidade.
Por isso é emocionante se aproximar de Volterra e ver a cidade lá no alto, e também quando estamos no alto da colina e admirar o vale onde onde está instalada.
A entrada a Volterra é apenas uma estradinha chamada Viale dei Ponti, que é um acesso a partir da SR 68.
Na subida da Viale di Ponte, próximo a Piazza Martiri della Libertá, existe um estacionamento subterrâneo, o Parccheggio La Dogana onde pode-se estacionar o carro. Volterra, como todo cidade medieval, deve ser conhecida à pé. Nem tente entrar na cidade de carro.
Na Piazza Martiri della Libertá, muitos moradores da terceira idade se reúnem na mureta e ficam olhando o vale, além de colocar as fofocas em dia. Aquele típico lugar provinciano do interior da Itália, saído de um cartão postal.
Abaixo, localizo os principais estacionamentos (parcheggios) de Volterra.